terça-feira, 17 de novembro de 2009

Defensores Públicos de todo o estado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Fotos: Edilma Dias / Diego Alvarenga
Diretoria da ADEP em reunião com o deputado estadual Domingos Sávio

Defensores de todo o estado: concentração no Salão de Chá da ALMG



Defensores entregam Diagnóstico da Defensoria ao deputato Weliton Prado (PT)


Deputado Antônio Júlio (PMDB) recebe Diagnóstico

Defensores Públicos no Plenário

Deputada estadual Maria Tereza Lara apóia causa dos Defensores



Dia de “Mobilização Pela Cidadania” realizado pela Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEP/MG) nesta terça-feira (17/11), reuniu defensores públicos da capital e de vários municípios mineiros em verdadeira maratona no prédio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Às 9 horas, diretores da ADEP foram recebidos pelo líder da bancada do governo na ALMG, deputado estadual Domingos Sávio (PSDB). Por se tratar da segunda visita neste semestre, o parlamentar falou com desenvoltura sobre a Defensoria Pública.

Em nome dos colegas, o presidente da ADEP, Felipe Soledade, entregou ao parlamentar o III Diagnóstico da Defensoria Pública no Brasil, elaborado pelo Ministério da Justiça, e uma síntese da publicação, produzida pela ADEP/MG. Domingos Sávio mostrou-se surpreso ante a confirmação de que Minas vai mesmo muito mal, em se tratando de Defensoria Pública.
A falta de estrutura, o número insuficiente de defensores para atender à população de Minas -um dos maiores do país- e a remuneração bem abaixo do que recebem os colegas de outros estados, foram temas destacados pelo próprio deputado. Sobre a evasão na carreira, Domingos Sávio disse aos defensores: “vocês estão prejudicados pelos salários. Vocês e a sociedade como um todo”.

À citação do último concurso realizado pela Defensoria Pública, a diretora para assuntos institucionais da ADEP, Ana Paula Machado Nunes ressaltou que o grande problema da classe não é concurso. “Já chegamos a ter 700 defensores em Minas. O problema é que não há interesse em continuar na carreira”.

O deputado elogiou a postura assumida pelos Defensores Públicos no atual estágio. “A comparação que vocês apresentam aqui é, de fato, a mais adequada. Não é salutar comparar a outras carreiras jurídicas. A comparação com outros estados é mais feliz”, ponderou o líder da bancada governista na Assembleia.

Após discorrer sobre crise econômica, choque de gestão e noções de economia, Domingos Sávio concluiu: “O caso de vocês é mais razoável (em comparação a outros, em Minas). São apenas 470 defensores - bem abaixo do que se necessita- mas isso não teria tanto impacto assim na economia do Estado”, refletiu o parlamentar.

Finalizando Domingos Sávio prometeu manifestar-se “ainda hoje”, no plenário, declarando seu apoio à Defensoria Pública. Também assumiu o compromisso de empenhar-se junto ao governo em busca de uma solução favorável.


Ascom / ADEP -MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário