Defensores de Belo Horizonte e da Zona da Mata fizeram ecoar, nesta última terça-feira (17/11), a voz da Mobilização pela Cidadania e Contra a Crise na Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, no mesmo dia em que a Assembleia Legislativa de Minas (ALMG) recebeu outros defensores que atenderam ao chamado da ADEP-MG.
Nos gabinetes dos deputados Vanderlei Jangrossi (PP de Juiz de Fora), Lafayette Andrada (PSDB de Barbacena) e Bráulio Braz (PTB de Muriaé) os defensores solicitaram apoio à Defensoria perante o poder executivo estadual.
A precariedade da instituição apresentada no III Diagnóstico do Ministério da Justiça sobre a Defensoria Pública no Brasil ganhou uma versão sintetizada, que traça um panorama da Defensoria mineira frente as Defensorias espalhadas pelo país, foi entregue aos parlamentares pelos defensores durante a visita.
"Fomos recebidos amistosamente pelos deputados e mostramos como a Defensoria de Minas está aquém das outras Defensorias do País em números de investimento do executivo, como o percentual de apenas 0,37% do orçamento investido na Defensoria", comenta a defensora pública substituta de Muriaé, Laurelle Carvalho de Araújo. Laurelle ressaltou ainda que somente 37% das comarcas do estado possuem algum defensor exercendo suas atribuições.
Segundo a defensora, os deputados prometeram sensibilizar o governador Aécio Neves e o vice Antônio Augusto Anastasia sobre a crise institucional da Defensoria.
Ascom / ADEP-MG
Nenhum comentário:
Postar um comentário