quinta-feira, 17 de setembro de 2009

No aniversário da ADEP-MG o presente vem de Brasília

Fotos: Diego Alvarenga
Defensores Públicos de todo país comemoram aprovação da PLC 137/09
Defensores acompanharam a votação no Plenário do Senado

Presidente da ADEP-MG, Felipe Soledade; Presidente da APADEP, Juliana Belloque; Senador Antônio Carlos Valadares; Presidente da ANADEP, André Luis Machado de Castro; ex-presidente da APADEP, Davi Depiné.


Defensores agradecem empenho do relator da PLC 137/09

Membro do conselho diretor da ADEP-MG, Diego Soares Ramos; diretora social da ADEP-MG, Therezinha Aparecida de Souza; presidente da ADEP-MG, Felipe Soledade; presidente da Associação dos Defensores Públicos de Rondônia, João Sismeiro.


Trabalho dos Defensores garante aprovação PLC 137/09


Dever cumprido. Esse era o sentimento dos Defensores Públicos de todo o país que acompanharam a aprovação da PLC 137/09 nesta quarta-feira (16/09) no Senado Federal em Brasília. Mas uma coisa é consenso entre os Defensores: ainda há muito que se fazer para a Defensoria Pública de todos os estados se fortaleça e atenda melhor a população.

“Hoje é um dia histórico para a Defensoria Pública”, definiu o presidente da ANADEP, André Luis Machado de Castro, ainda no calor da aprovação da lei. Para o presidente, a aprovação do projeto faz com que Defensoria Pública tenha melhores condições para exercer sua função constitucional. “Com isso, os Defensores Públicos poderão trabalhar com mais dignidade, mais altivez e com uma estrutura administrativa que a Defensoria Pública merece e precisa para cumprir seu papel”.

Relator do projeto na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, o senador Antonio Carlos Valadares se manteve favorável e trabalhou de forma intensa para aprovação da matéria. Trabalho este reconhecido por todos os Defensores. “Sem dúvida eu me senti muito alegre com a aprovação, orgulhoso com o posicionamento do Senado Federal, em reconhecer como meritória a instituição grandiosa que é Defensoria Publica”, disse Valadares ainda nos corredores do Senado.

A aprovação do projeto por 63 votos a favor e apenas um contra, confirmou que o trabalho dos Defensores Públicos é reconhecido pelos congressistas. “É importante destacar que já na Câmara dos Deputados a aprovação foi quase que por unanimidade. Aqui no Senado também foi. Portanto, isso mostra que o Congresso Nacional dá grande importância ao trabalho da Defensoria Pública, incentiva este trabalho e oferece condições para que possa crescer e atender ainda mais a população”, resumiu André Luis Machado.

Esta constatação é reafirmada pelos senadores. “Acho muito importante que tenha havido praticamente um consenso do Senado em defesa da Defensoria Publica, que estará bem regulamentada e normatizada de acordo com o que está previsto na constituição para os todos os brasileiros”, disse o Senador Eduardo Suplicy.

A ADEP-MG acompanhou, desde o início, os tramites do projeto em todos os locais em que passou. E estar presente na aprovação deste não poderia ser diferente. A diretora social, Therezinha Aparecida de Souza, o membro do conselho diretor, Diego Soares Ramos e o presidente da ADEP-MG, Felipe Soledade, juntaram-se aos Defensores de todo Brasil para acompanhar a votação. Para eles, o sentimento era de alegria e de dever cumprido por todos os esforços que os associados de Minas Gerais fizeram para que o projeto fosse aprovado.

Felipe Soledade, em conversa com Defensores, lembrou do trabalho de equipe que foi feito em favor da PLC 137/09. Mas a data da aprovação chamou a atenção em especial para Minas Gerais, pois nesse dia, a ADEP-MG completou 29 anos de luta. “O aniversário é da ADEP-MG e o presente veio de Brasília”, destacou o presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário