quarta-feira, 23 de setembro de 2009

BELO HORIZONTE SEDIA A XVII REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLÉGIO NACIONAL DE CORREGEDORES-GERAIS DAS DEFENSORIAS PÚBLICAS

Fotos: ADEP-MG


O Corregedor-Geral da Defensoria Pública de Minas Gerais e Presidente do CNCG, Marcelo Tadeu de Oliveira está realizando hoje e amanhã (23 e 24 de setembro), a XVII Reunião Ordinária do Colégio Nacional dos Corregedores-Gerais das Defensorias Públicas Estaduais e do Distrito Federal (CNCG - DPE/DF), com a presença de Defensores Públicos de Minas Gerais e Corregedores-Gerais de vários Estados.

Na cerimônia de abertura, o grupo Flauta e Voz do programa "Fica Vivo", do Governo de Minas, executou o Hino Nacional e encantou os presentes. O CG da DPMG, Marcelo Tadeu de Oliveira abriu os trabalhos parabenizando e agradecendo a todos os presentes pela participação e deu a tônica do evento: "Em harmonia com o estatuto do Colégio Nacional dos Corregedores-Gerais, que elenca como um de seus principais objetivos a promoção do intercâmbio de experiências funcionais e administrativas, é com muito prazer que a Corregedoria-Geral da Defensoria Pública de Minas Gerais realiza este evento. Vamos discutir temas palpitantes e que se inserem na ordem do dia - ao que se refere à estruturação de todas as Defensorias Públicas do país - e procurar a aproximação de todos os membros do Colégio Nacional com os Defensores Públicos", declarou.

Marcelo Tadeu também ressaltou que esta reunião servirá para compartilhar metodologias e experiências "para o alcance de uma atuação mais uniforme e concernente aos princípios institucionais das Defensorias Públicas e apresentar um pouco mais da gestão mineira de atuar. Mostrar como Minas Gerais pensa e trabalha para conseguirmos, em um só objetivo, a construção de uma Defensoria Pública de vanguarda".

Ouvidorias

Após a abertura, o Ouvidor da Fazenda, Licitações e Patrimônio Público de Minas Gerais e Presidente da ABO - Associação Brasileira de Ouvidores - Seção MG, Gustavo Costa Nassif palestrou sobre o tema Corregedoria, Ouvidoria e Demais Órgãos de Controle. "O simples levantamento deste debate já mostra um sinal de crescimento e maturidade institucional. A formação de um conceito mais depurado de Democracia passa pela discussão. É preciso entender bem o funcionamento e as diferenças entre os órgãos e espero contribuir para uma melhor compreensão das esferas de atuação de cada um", declarou o palestrante.

A Corregedora-Geral do Estado do Tocantins, Arassônia Maria Figueiras, espera que nesta reunião sejam apontadas diretrizes para serem aplicadas em cada Corregedoria, de acordo com a forma de trabalho em cada região. "Implantamos nossa Ouvidoria há muito pouco tempo e queremos entender melhor as diferenças entre os dois órgãos para que não haja conflitos de competência".

Após a palestra, o Defensor Público Glauco David de Oliveira Sousa, membro do Conselho Superior da Defensoria Pública de Minas Gerais, abriu os debates. No período da tarde, será realizada reunião fechada entre os Corregedores-Gerais para estudo e apreciação do Código de Ética e, para encerrar o primeiro dia, um coffe break cultural com apresentações musicais. Amanhã (24/09), os Corregedores voltam a se reunir para continuar as discussões, a partir das 9h.


Fonte: Ascom/DPMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário