29 anos de ADEP
A Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais nasceu em 16 de setembro de 1980. Por isso antecede a própria instalação da Defensoria Pública de Minas Gerais, se considerarmos o decreto de 1983, como seu primeiro ato normativo.
Nestes quase trinta anos de história, a ADEP passou vitoriosamente por várias crises, desde a sua própria criação e sustentação financeira e política, até a de sua afirmação como único órgão de representação de classe (infelizmente os mais antigos relembram o tempo em que vários sindicatos conviviam com a ADEP sempre enfraquecendo os pleitos da classe). Mas inegavelmente a ADEP sempre foi a depositária das esperanças dos Defensores Públicos em dias melhores para a classe e para os assistidos.
Hoje, após a organização de várias paralisações, greves, atos públicos todos com a participação efetiva da classe sabemos o que produz efeitos concretos e o que não nos aproveita em nada. Estivemos sempre presentes nas praças, nas ruas e nos palácios e gabinetes. Após estes 29 anos de lutas e conquistas, a ADEP e os Defensores Públicos de Minas se aproximam de uma maturidade, que nos permite refletir sobre nossos rumos da classe, com a ousadia e coragem de sempre, mas com uma boa dose de prudência e discernimento aprendida nos anos vividos. Pois com essa idade, não perdemos a vitalidade da juventude, mas também somos mais difíceis de enganar e iludir.
Acompanhamos nestes 29 anos grandes avanços e alguns retrocessos, mas atualmente perdemos nosso lugar de destaque no cenário nacional, já que muitas Defensorias Públicas mais novas e sem a expressão política, econômica e social de Minas Gerais estão muito à frente de nós. Precisamos portanto, nos reorganizar e escolher nossos caminhos para os próximos 29 anos.
É necessário, portanto, olhar para o passado com o orgulho de que muito fizemos, pensar sobre as razões do nosso presente, mas acima de tudo, agir para que o nosso futuro seja do tamanho das nossas conquistas e das nossas esperanças.
Parabéns à ADEP, parabéns aos Defensores Públicos de Minas Gerais.
Belo Horizonte, 16 de setembro de 2009
Felipe Augusto Cardoso Soledade
Presidente
Felipe Augusto Cardoso Soledade
Presidente
Dr. Felipe,
ResponderExcluirVenho parabenizar-lhe pela materia/comentário acima, sobre o ultimo ano da Dedensoria Pública de Minas Gerais.
Eu, apesar de hoje não mas fazer parte do quadro de Defensor Publico, também comungo o mesmo pensamento.
EU/TO