quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Otimismo marca posse da nova Defensora Pública de Minas Gerais

Num auditório lotado a Defensora Pública Andrea Abritta Garzon Tonet abriu a solenidade dizendo do orgulho de concorrer com valorosos colegas. “Minha alma continua inflamada por ver a Defensoria crescendo cada dia mais” iniciou a DPG, e em seguida agradeceu familiares, amigos e colegas.

“As conquistas sociais passam pela Defensoria Pública. Não podemos mais admitir uma muralha onde o indivíduo bate, e a porta nunca se abre. Apesar de sermos poucos, a Defensoria se destaca pelo trabalho junto ao cidadão carente nas áreas civil, de família, criminal, entre outras e se projeta na atuação dos direitos difusos. Avançamos, mas apesar de tudo, os desafios ainda são gigantescos. É necessário esforço conjunto da Defensoria e do Governo de Estado , é preciso que a instituição seja dotada de recursos”, destacou a nova DPG.

Andrea Tonet afirmou que é necessário reconhecer que os governadores Aécio Neves e Antonio Anastasia promoveram avanços, e ressaltou a sensibilidade do atual governador: “Antonio Augusto Anastasia , homem de inteligência fulgurante, conhece profundamente a Defensoria , por isso, depositamos no período de reivindicações , muitas expectativas em seu governo”.

Andréa Tonet encabeçou a lista tríplice como mais votada nas eleições da classe, que aconteceram no último dia 6 de agosto. Nomeada para mandato de dois anos, ela concorreu, pela ordem decrescente de votação, com o ex-defensor público-geral, Belmar Azze Ramos, e com o defensor Ramon Costa Fonseca. Andréa teve 276 votos; Belmar, 258 e Ramon, 170 votos. A nomeação foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais na edição da última quinta-feira (12/08).
Suprir as necessidades da instituição com a contratação de novos profissionais será um dos desafios à frente da Defensoria Pública do Estado, de acordo com a nova Defensora Geral. “Vamos realizar concursos e contratar novos defensores para as comarcas do Estado, com o objetivo de melhor atender à população carente”, enfatizou.

Natural de Coronel Fabriciano, no Vale do Aço, Andréa Abritta Garzon Tonet é casada, tem dois filhos e formou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Ela ingressou na Defensoria Pública no concurso de 1994, tendo atuado no I Tribunal do Júri e na 6ª Vara Criminal da Comarca de Belo Horizonte. Desde 1998, está lotada perante o Tribunal de Justiça, onde é titular da 2ª Defensoria Especializada de 2ª Instância e Tribunais Superiores - Criminal. É membro eleita do Conselho Superior da Defensoria Pública de Minas Gerais por três mandatos.
O presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP), André Castro, que veio de Brasília para acompanhar a solenidade disse falou em nome da ANADEP, desejando sucesso à nova Defensora Pública Geral e toda a sua equipe. “Estamos nos colocando à disposição para colaborar em todos os esforços em prol da Defensoria de Minas Gerais. Também vemos com muita satisfação esse anseio de otimismo na categoria e a clara sinalização de parceria por parte do governador Anastasia”, disse André Castro.

Também prestigiaram a solenidade o desembargador José Fernandes Filho; o procurador geral do Estado, Alceu Torres; o advogado-geral do Estado, Marco Antonio Romanelli; defensores públicos, magistrados, procuradores, secretários de Estado e deputados.






Fotos: Carlos Alberto / Imprensa MG

Ascom / ADEP-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário