quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Defensora de Montes Claros recebe medalha Maria da Cruz

Fotos: Artur Júnior
Vice-Governador, Antonio Augusto Anastasia, Denfosora Publica Maurina Fonseca Mota e prefeito de Matias Cardoso, João Cordoval


O Juiz e presidente eleito da Amagis, Dr. Bruno Terra Dias; a Defensora Pública,Maurina Fonseca Mota; a gestora da DP Maiza Rodrigues; o vice-governador, Antonio Augusto Anastasia e a Defensora Pública Edna Câmara


A Defensora Pública e coordenadora regional da ADEP/MG, Maurina Fonseca Mota de Matos, recebeu nesta terça-feira (08/12) a medalha Maria da Cruz, na cidade de Matias Cardoso, no Norte de Minas. As medalhas foram entregues a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do Movimento Catrumano.

No evento foram homenageadas 200 pessoas. Aos homens foram entregues a medalha Matias Cardoso e às mulheres, a Maria da Cruz. Dentre os homenageados, 92 prefeitos , o vice-governador Antonio Augusto Anastásia, desembargadores, juízes, deputados estaduais e federais, secretários de estado e outras autoridades.

Na solenidade, as Defensoras conversaram com o vice-governador, com sete deputados estaduais da região norte, e ainda com os deputados federais Jairo Ataide e Carlos William, prefeitos, autoridades e secretários de Estado. Solicitaram apoio à Defensoria Pública de Minas, relatando o diagnóstico da Instituição. De acordo com as Defensoras, as autoridades se mostraram receptivas aos pleitos apresentados.

Movimento Catrumano

Em 2006 , o sociológo Paulo Ribeiro, criou o Movimento Catrumano, que, com base em estudos feitos pelo pesquisador da Unimontes, João Batista Costa Almeida, afirma que a primeira formação urbana surgida em território mineiro ocorreu em 1660, no norte de Minas, e a inauguração da Igreja de Nossa Senhora da Conceição pelos Jesuítas, em Matias Cardoso, aconteceu em 1695.

De acordo com o pesquisador, a sociedade aurífera mineira, conforme livros tradicionais, começou oficialmente às margens do ribeirão Nossa Senhora do Carmo, em 1696, com a fundação do arraial, hoje a cidade de Mariana.

"A partir de 1660, o bandeirante Matias Cardoso de Almeida, que fundou a sociedade Agropastoril do Estado, já se fixara às margens do rio Verde Grande, e, posteriormente, à beira do São Franscisco, em Morrinhos, atual Matias Cardoso. No dia 08 de dezembro de 1695, ocorreu a efetiva instalação da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Morrinhos, e a inauguração de sua igreja Matriz", alega o pesquisador João Batista Costa Almeida.


Ascom / ADEP-MG com informações do jornal O Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário