“As pessoas acreditam que a Defensoria Pública só realiza divórcios e separações. Agora vamos mostrar que também promovemos a união”. A declaração do defensor público Rafael Boechat, da Comarca de Ipatinga, refere-se ao projeto “Felizes Para Sempre”, que vai possibilitar a 52 casais a oficialização de um enlace que já existe na prática.
O casamento coletivo será realizado no próximo sábado (11/7), a partir das 12h, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Ipatinga (Sindipa) e tem o apoio da ADEP-MG.
Composto por um público diversificado, com participantes que variam de 17 a 65 anos de idade, o grupo teve que atender a alguns critérios para participar da cerimônia. Foram aceitos casais que residem em Ipatinga, vivem em regime de união estável, têm filhos e são carentes.
E a cerimônia tem significado especial não apenas para os nubentes. “Pelo que tenho conhecimento, é a primeira vez no Brasil que um casamento coletivo é promovido por uma Defensoria Pública. E, à medida que identificarmos a necessidade, pretendemos realizar outras edições”, conta Boechat, coordenador do projeto.
Além do pioneirismo da iniciativa, Boechat ressalta que a realização da cerimônia terá um impacto cultural com reflexo em toda a sociedade. “Queremos mostrar o novo paradigma da Instituição, que prioriza ações coletivas e proporcionam o bem-estar coletivo. O projeto confirma essa nova tendência”, destaca.
Apoio
Embora seja o idealizador do “Felizes Para Sempre”, o defensor público faz questão de dividir o êxito da iniciativa. Segundo ele, só foi possível viabilizar a cerimônia com a colaboração de vários parceiros.
“A receptividade da população foi muito boa e as pessoas têm elogiado. Mas tenho que ressaltar que só foi possível realizar o casamento por causa da rede de apoiadores que montamos”, reconhece.
De acordo com Boechat, apoiam o projeto o Sindicato dos Panificadores do Vale do Aço (Sinpava), o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Ipatinga (Sindipa), a Copasa, a banda Arte Clássica, o projeto social mantido pela deputada Rosângela Reis, entre outros colaboradores.
Ascom ADEP-MG
Nenhum comentário:
Postar um comentário