No último 19 de maio foi realizado no Campus JK da Faculdade Newton Paiva, o “I Seminário em Mediação de Conflitos de Minas Gerais: Contextos e Experiências”, que contou com a participação da Defensora Pública da 21ª Defensoria Cível e do Núcleo de Atuação Extrajudicial, Ana Flávia Oliveira Freitas. O seminário teve como finalidade apontar as principais experiências vivenciadas por entidades públicas e privadas na área da mediação e demais métodos extrajudiciais de solução de conflitos.
Relatando a experiência do "Núcleo de Atuação Extrajudicial" da DPMG, criado no início de maio, a Defensora Pública Ana Flávia Freitas, destacou que a mediação ajuda na resolução rápida dos conflitos e ajuda a desafogar o judiciário. “A mediação possibilita a resolução dos conflitos pelas próprias partes, sem que estas tenham que ingressar no poder judiciário, que devido à grande demanda, pode fazer com que a decisão demore vários anos e nem sempre é satisfatória. Além disso, a mediação visa, sobretudo, o resgate dos laços afetivos”, destacou a Defensora.
O evento foi realizado pelo Governo do Estado de Minas Gerais em Parceria com o Centro Universitário Newton Paiva e a Fundação Nacional de Mediação de Conflitos. Para abordar os diversos âmbitos da mediação, as palestras foram divididas em diversos temas: mediação penal, mediação familiar, mediação como instrumento de prevenção à criminalidade, mediação como instrumento de pacificação social, a humanização do direito e negociação, arbitragem e conciliação.
ASCOM / ADEP-MG com informações da SEDS
Nenhum comentário:
Postar um comentário