sexta-feira, 21 de maio de 2010

ADEP-MG lança Selo comemorativo de seus 30 anos de criação

Fotos: Paulo Valle





Aproveitando as comemorações do Dia Nacional da Defensoria Pública, a Associação Nacional dos Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEP-MG) lançou na noite de quarta-feira (19/5) o Selo comemorativo aos 30 anos da entidade.

A cerimônia de lançamento do Selo reuniu autoridades, defensores públicos, parceiros e representantes de entidades na sede da ADEP-MG. Após o pronunciamento das autoridades que compuseram a mesa de honra, seguiu-se a obliterações do selo. A primeira, da assessora jurídica dos Correios e Telégrafos, Maria Aparecida Barros, representando o diretor da ETC, Fernando Miranda; a segunda, do deputado João Leite, representando o presidente da Assembleia Legislativa, Alberto Pinto Coelho, a terceira do Defensor-Público-Geral, Belmar Azze Ramos. O presidente da ADEP/MG, Felipe Soledade fez a quarta obliteração.

O Selo criado pelo estudante de design da Faculdade do Estado de Minas Gerais, de Pedro Leopoldo, Kendson Leandro Alves, foi baseado no quadro “Operários” de Tarsila do Amaral, pintado em 1933. O quadro retrata diversos rostos de operários com uma fábrica ao fundo. Tarsila foi a primeira artista nacional a explorar temas sociais em sua arte. Na justificativa do tema escolhido Kendson, que participou e venceu o concurso realizado entre alunos de cursos de design e Publicidade entre outros, aberto para todo o estado, explica que, no selo, as silhuetas representam todos os cidadãos brasileiros, independente de raça, cor ou credo. “Todos tão diferentes em hábitos, costumes e crenças, mas iguais em direito, sendo que um dos principais é o acesso à JUSTIÇA, garantido pelos defensores públicos mineiros que formam a ADEP/MG”.

João Leite destaca compromisso da ALMG com a Defensoria

Na condição de representante do presidente da Assembleia Legislativa, Alberto Pinto Coelho, o deputado João Leite falou da importância da Defensoria Pública no Estado e, reafirmou, em nome do Presidente, “o compromisso daquela Casa do Povo com a Defensoria Pública que, por sua vez, tem o compromisso com a maioria da população de Minas, que é tão dependente do trabalho do Defensor Público.” João Leite disse ainda que percorrendo Minas Gerais, a trabalho, percebe “como a Defensora Pública, o Defensor Público fazem falta no sistema para que se tenha, efetivamente, justiça no sistema penitenciário”. Finalizando o parlamentar saudou a Defensoria Pública de Minas afirmando: “O nosso sonho é que a Defensoria Pública esteja totalmente implementada em nosso Estado com todos os seus cargos”.

O Defensor-Geral, Belmar Azze Ramos, considerou o dia especial para todos os Defensores que trabalham para garantir os direitos, os mais fundamentais, da parcela da população que só tem a Defensoria a quem procurar.

Pelo que fazem e ainda farão

Outra autoridade presente na mesa de honra, o presidente da Associação dos Magistrados de Minas Gerais (Amagis), Bruno Terra Dias, cumprimentou os defensores públicos “pelo trabalho, pelo desprendimento e dedicação a uma causa tão nobre, voltada para a população carente deste Brasil”. Bruno Terra disse ainda: “que esta solenidade sirva para marcar, na sociedade mineira, a indispensabilidade dos quadros que os senhores Defensores representam, pelo que fazem e pelo que ainda farão e que vai resultar numa sociedade melhor.”

Responsabilidade social

A representante do diretor dos Correios, assessora jurídica Maria Aparecida Barros, iniciou seu pronunciamento ressaltando a grandeza da função do Defensor Público, voltada para a parcela da população menos favorecida e sempre em busca da construção de uma sociedade mais justa. Falando especificamente sobre o Selo personalizado, Maria Aparecida ressaltou a sua importância como meio de divulgação, em razão de sua circulação em todo mundo. Por fim, a assessora jurídica da ECT comparou a Defensoria Pública à empresa que representa em razão da responsabilidade social, exercida nos Correios com suas campanhas focadas no contingente mais vulnerável da gente mineira. Como exemplo, citou a já vitoriosa campanha Papai Noel dos Correios.

Dia de festa e agradecimentos


Fechando a solenidade, o anfitrião, o presidente da ADEP-MG, Felipe Soledade disse que aquele era “um dia de agradecimentos e de festa” e passou aos agradecimentos. Ao Defensor Público-Geral, Belmar Azze Ramos, pelo trabalho de valorização da Instituição; à representante dos Correios, pela parceria e pelo selo emblemático que eterniza o aniversário da Associação; ao deputado João Leite, pelo interesse e trabalho incansável dos parlamentares da Assembleia Legislativa, onde a tramitação dos assuntos da Defensoria são recordes; ao Presidente da Amagis, Bruno Dias, pela presença, pela parceria, manifestando ainda o desejo de sempre poder colaborar com o Judiciário. Por último agradeceu à ex-deputada Maria Lúcia Mendonça, que estava na plateia, pelo apoio sempre oportuno aos Defensores. Agradeceu e parabenizou seus antecessores na direção da ADEP. Finalizado, cumprimentou os colegas presentes, afirmando que “a nossa é a única categoria que comemora o seu dia trabalhando”. Finalizando Felipe Soledade afirmou: “ser Defensor é um prazer e, com possibilidade de trabalhar pelo bem do povo, é um prazer redobrado”.

Lançamento de novo site da DPMG, 30 anos da ADEP-MG

A Defensoria Pública de Minas Gerais aproveitou a data para fazer o lançamento de seu novo site. Momento dos mais oportunos, uma vez que a Associação reuniu um grande número de Defensores, autoridades e convidados que lotaram o auditório da entidade.


O Defensor Público-Geral, Belmar Azze Ramos, apresentou o novo site como uma ferramenta moderna, mais leve, mais ágil e mais precisa. “Assim, a Defensoria está buscando novos caminhos em prol dos nossos assistidos, uma vez que Defensores e servidores, enfim, todos terão um instrumento transparente e eficaz no seu dia-a-dia”.

Ascom/ADEP-MG com Ascom DPMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário