O presidente da ADEP-MG, Felipe Soledade, participou nesta quarta-feira (21/7) de mutirão realizado no município de Papagaios. Os atendimentos foram realizados na Câmara municipal, das 9h30 às 18h, e, embora tenha se concentrado na área de família, também houve orientação na área cível e criminal.
O município pertence à comarca de Pitangui, Zona da Mata, e tem apenas uma Defensoria Pública para atender cinco cidades: Papagaios, Maravilha, Conceição do Pará, Leandro Ferreira e Pitangui. A intenção da iniciativa era levar acesso a Justiça à pessoas que não têm condição de se dirigirem à única Defensoria Pública da região. Estagiários e servidores também ajudaram nos atendimentos.
A organizadora da ação, Defensora Hellen Caires Teixeira, acredita que o objetivo foi alcançado. “É a terceira vez que fazemos mutirão como este e mantemos a mesma média de atendimento”, comenta. Para Felipe Soledade, eventos como este demonstram a importância de a Defensoria Pública estar perto do cidadão. Para o conselheiro tutelar de Papagaios, Carlos Heleno, o mutirão surtiu efeito positivo no município. “Foi um sucesso. Deu um bom número de pessoas, todo mundo ficou satisfeito. A Defensoria resolveu vários problemas do povo”, conta.
A Câmara Municipal e a Prefeitura apoiaram o projeto e disponibilizaram transporte, alimentação para os profissionais e local para a prestação de serviço.
Até o fechamento da matéria o percentual de atendimentos não havia sido divulgado. Mas, Hellen Caires acredita que uma média de 100 pessoas foram atendidas; incluindo a realização de 19 audiências, com o Tribunal de Justiça, na presença de um conciliador.
A Defensora Pública Daniela Quintão também esteve presente e representou a Corregedoria da instituição.
Ascom / ADEP-MG
Ascom / ADEP-MG
Nenhum comentário:
Postar um comentário