quinta-feira, 29 de abril de 2010

Novo Corregedor-Geral toma posse no Conselho Superior da Defensoria Pública de Minas Gerais

O Defensor Público Eduardo Vieira Carneiro é o novo Corregedor-Geral da Instituição. A posse perante o Conselho Superior foi na tarde desta quarta-feira (28/04), na 1ª Sessão Extraordinária do ano. Ele sucede ao Defensor Marcelo Tadeu de Oliveira, que esteve à frente da Corregedoria-Geral da DPMG desde 28 de abril de 2008, nomeado pelo Governador Aécio Neves.

A solenidade foi presidida pelo Defensor Público-Geral, Belmar Azze Ramos, que é também o Presidente do Conselho Superior. Com base na nova Lei Orgânica Nacional da Defensoria Pública, foi a primeira vez que o Defensor-Geral escolheu e nomeou, a partir de uma lista tríplice, o novo Corregedor-Geral da DPMG, atribuição que era do Governador do Estado.

A posse solene nesta quarta-feira foi na sala do Conselho Superior, no 10º andar da sede da DPMG em Belo Horizonte, atendendo a prazo legal de mandato. Na sexta-feira (30/04), às 16h30, no Salão Nobre, será realizada posse festiva e confraternização com Defensores, Servidores e autoridades convidadas.

Currículo

O novo Corregedor-Geral da DPMG, Eduardo Vieira Carneiro, formou-se em Ciências Econômicas e em Direito pela PUC-Minas. É pós-graduado em Processo Civil pela Newton Paiva. Ele entrou, por concurso, na DPMG, em dezembro de 1995. Defensor de Classe Especial, atuava em Segunda Instância, na área cível, no Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Mineiro de Belo Horizonte, 48 anos de idade, Eduardo Vieira Carneiro, foi examinador de Processo Civil nos dois últimos concursos de ingresso da DPMG. Ministrou, também, cursos de formação para novos Defensores. Ele tem um filho, Mateus Faria Carneiro, de 26 anos, que é Procurador da Fazenda Nacional, em Santa Catarina.


Despedidas

O Ex-Corregedor-Geral apresentou um balanço das atividades do órgão correcional da DPMG durante a gestão dele. Marcelo Tadeu de Oliveira foi também Presidente do CNCG – o Colégio Nacional de Corregedores-Gerais das Defensorias dos Estados e do Distrito Federal por dois mandatos. Ele agora retorna para suas atividades no 2º Tribunal do Júri de Belo Horizonte.

O Ex-Corregedor agradeceu ao Defensor Público-Geral pelo apoio logístico, à Adep pelo apoio na organização dos eventos promovidos pela Corregedoria; à equipe de trabalho dele pela dedicação, fazendo um agradecimento especial à 1ª Corregedora-Geral da Instituição, Defensora Beatriz Monroe, a quem ele sucedeu.

Dirigindo-se ao novo Corregedor-Geral, Marcelo Tadeu definiu-o como “pessoa dedicada e zelosa”, informando que Eduardo Vieira receberá a Corregedoria com os trabalhos rigorosamente em dia.

O Ex-Corregedor destacou que, ao longo dos dois anos de mandato, a Corregedoria-Geral esteve presente, com visitas pessoais, em 47 Comarcas de um total de 106 onde a Defensoria Pública está instalada em Minas Gerais. Por fim, salientou: “Saio com o sentimento do dever cumprido”.

Homenagem do Conselho Superior

Todos os integrantes do Conselho Superior assinaram o termo de posse junto com o novo Corregedor-Geral Eduardo Vieira Carneiro. Antes, os Conselheiros elogiaram a atuação de Ex-Corregedor Marcelo Tadeu de Oliveira:

Conselheira Jeanne Pereira Barbosa – Subdefensora-Geral: “O senhor veio para consolidar a Corregedoria-Geral”.

Conselheiro Evaldo Gonçalves da Cunha: “Os avanços da Corregedoria-Geral na sua gestão são reconhecidos por todos”.

Conselheira Andrea Tonet: “Profissional de brilho e inteligência ímpar, soube, com galhardia, gerir a herança deixada pela Defensora Beatriz Monroe”.

Conselheiro Glauco David: “V. Exa. sai maior do que entrou, em função da experiência acumulada”.

Conselheira Gilmara Andrade dos Santos: “A videoconferência, projeto pioneiro da Corregedoria para avaliação de estágio probatório, foi avanço importante, principalmente para o Defensor que está no interior”.

Conselheiro Galeno Gomes Siqueira – secretário-geral do Conselho Superior: “O trabalho realizado por Marcelo Tadeu foi muito importante para a Instituição. O Conselheiro Galeno pediu ao novo Corregedor “luta por uma Defensoria mais humanizada”

Conselheiro Rodrigo Zamprogno: "Parabéns Marcelo Tadeu e toda a equipe e uma felicitação ao DPG pela escolha de Eduardo Vieira Carneiro, que não fará da Corregedoria-Geral um palco de promoção pessoal e alvo de holofotes”.

Felipe Soledade, presidente da Adep/MG: “Fica o respeito dos colegas, que reconhecem que a atuação da Corregedoria-Geral é de defesa da Instituição”.

Presidente do Conselho Superior, Defensor Público-Geral, Belmar Azze Ramos: “Grande maestro da Corregedoria-Geral. Importante dois registros sobre Marcelo Tadeu: a marca indelével de dinamismo e os avanços de sua gestão, que ficarão para sempre nos anais da Instituição”.
Ascom / ADEP-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário