A Defensoria Pública de Areado obteve liminar favorável em ação civil pública contra o Estado de Minas Gerais para obtenção de aparelho a um assistido portador de esclerose lateral amiotrófica (ELA). A doença provoca dificuldade respiratória. Para que haja a manutenção da vida é necessário o uso do aparelho BIPAD (Bilevel Positive Pressure Airway), que tem preço elevado.
O assistido, de 50 anos passou por uma traqueostomia para continuar a respirar. Ele não possui condições de alugar ou comprar o equipamento que promove ventilação não-invasiva. O Defensor Público de Areado, Marcelo Vasconcelos de Sousa, ajuizou ação e obteve liminar favorável. O aparelho foi entregue na última sexta-feira (16/04).
De acordo com o Defensor Público Marcelo Vasconcelos de Souza, o trabalho da Defensoria Pública, que por lei garante assistência jurídica às pessoas que não dispõem de recursos financeiros, permite também a realização profissional do Defensor na luta pela vida. “É muito gratificante fazer parte de uma instituição que ajuda a salvar vidas e presta auxílio aos mais necessitados economicamente”, disse o defensor.
Doença
Segundo o site do Centro de Estudos do Genoma Humano da USP, esclerose lateral amiotrófica é uma doença neurodegenerativa, que apresenta progressão variável (na forma familial, há casos de ELA1 com progressão extremamente rápida, entre 3 e 5 anos; e casos de ELA8 com progressão lenta, até 20 anos; na forma esporádica, há casos com mais de 10 anos de evolução).
Nessa doença, são afetadas seletivamente as células nervosas responsáveis pelo controle da musculatura, chamadas de neurônios motores. Tanto os neurônios motores superiores (que partem do córtex cerebral e do tronco encefálico), quanto os inferiores (que partem da medula espinhal em direção aos músculos) degeneram e morrem. A perda progressiva desses neurônios afeta diversos músculos do corpo, provocando fraqueza e atrofia (perda de massa e diminuição de tamanho). Os músculos do corpo são afetados de maneira diferente e em momentos diferentes da doença.
O termo esclerose é utilizado porque ocorre endurecimento e cicatrização da porção lateral da medula espinhal, decorrente da morte dos neurônios motores superiores. A palavra amiotrófica refere-se à atrofia dos músculos devido à morte dos neurônios motores inferiores. A esclerose lateral amiotrófica (ELA) é a forma mais comum das doenças do neurônio motor e, por isso, freqüentemente, o termo ELA é utilizado indistintamente para as outras formas de doenças de neurônio motor. A fisioterapia motora e a fisioterapia respiratória assumem uma enorme importância no tratamento da doença.
Ascom / ADEP-MG
Nenhum comentário:
Postar um comentário