terça-feira, 19 de maio de 2009

ADEP realizou mutirão na Praça da Estação










Vários eventos marcaram o Dia Nacional da Defensoria Pública em Minas Gerais, comemorado nesta terça-feira, 19 de maio. Em Belo Horizonte, a Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEP-MG) realizou mutirão de atendimento durante toda a manhã, na Praça da Estação. A atividade teve o apoio maciço dos defensores, que foram autorizados pelo Defensor Público-Geral, Belmar Azze Ramos, a se ausentarem de suas atividades pela manhã para comparecerem ao evento. O Corregedor-Geral, Marcelo Tadeu de Oliveira, também participou da atividade.

“Essa ação é de grande importância para mostrarmos à população o papel da Defensoria Pública. Devemos conscientizar a sociedade de que é dever do Estado oferecer assistência gratuita de qualidade aos cidadãos carentes. Mas, deve-se lembrar também, que é papel da sociedade exigir isso. Sabemos que investir em Defensoria Pública é investir em cidadania”, ressaltou Belmar Azze Ramos.

O presidente da ADEP-MG, Felipe Soledade, entende que a categoria tem que aproveitar a data para dar destaque à classe. “Esse mutirão é uma oportunidade para termos visibilidade. É o momento de apresentarmos nossas necessidades para que tenhamos um futuro melhor”, frisou Felipe Soledade.

Apoio parlamentar

As deputadas Rosângela Reis e Maria Lúcia Mendonça compareceram ao evento. Autora do requerimento que criou a Frente Parlamentar de Apoio à Defensoria Pública, em março deste ano, Rosângela reiterou seu apoio à causa do órgão.

“Sabemos que a luta da Defensoria por melhores salários e por estrutura adequada é muito grande. E a nossa luta é para que o Defensor tenha melhores condições de trabalho, para que tenhamos mais defensores no Estado”, salientou Rosângela.

A deputada lembrou que o fortalecimento da Defensoria está intrinsecamente ligado a uma sociedade mais justa. “Esse evento é uma demonstração de cidadania e nossa missão é garantir a todos os necessitados o acesso à Justiça”, argumentou.

Atendimentos

Durante a ação, os profissionais prestaram orientação jurídica aos cidadãos que necessitam de assistência gratuita e distribuíram material informativo. Antes mesmo de o atendimento começar, uma fila já se formava e as pessoas buscavam solução para os mais diversos imbróglios.

Informada pela televisão sobre o atendimento, a vendedora Marlene Félix Souza foi à Praça para resolver uma pendência com o SPC. “A empresa de cartão de crédito está me cobrando um juro que eu considero abusivo e eu não aceitei pagar. Com isso, eles colocaram meu nome no SPC. Fui informada que estava acontecendo esse atendimento aqui na Praça e espero resolver a minha situação”, contou Marlene.

O aposentado Eustáquio Profeta de Carvalho também tomou conhecimento da ação pela televisão e chegou à Praça querendo ficar livre de uma pendência que ele considera indevida. “Enviaram uma multa para o meu filho, de R$ 574,00. Mas temos como provar que a moto flagrada não é a dele porque as placas são bem diferentes. Como a multa foi aplicada em Ribeirão das Neves, fui orientado a procurar a Defensoria de lá”, disse o aposentado.

Embora não esteja precisando da Defensoria Pública, o aposentado Onofre Braulino Ferreira prestigiou a ação de uma forma diferente. “Minha vizinha está com um problema e a trouxe aqui para ser orientada. Sempre que conheço alguém que está precisando, levo à Defensoria. Todas as pessoas que indiquei, sempre foram atendidas”, elogiou Ferreira.

Reconhecimento

O aposentando Adão Soares da Silva passava pela Praça da Estação e fez questão de se aproximar do local onde aconteciam os atendimentos. No entanto, seu interesse não era tirar dúvida ou resolver algum problema. Queria mesmo era agradecer.

“Meu filho estava preso havia nove meses, quando procurei a Defensoria para me ajudar. Fui muito bem atendido, justamente no momento em que órgão passava por um momento difícil, já que eles (defensores) estavam em greve. Apesar disso, conseguiram resolver o problema do meu filho”, revelou.

Diante da experiência vivida com a Defensoria, Adão Soares aproveitou para se “engajar” na luta do órgão por melhores condições de trabalho. “Há tanta gente que precisa de ajuda e, muitas vezes, não sabe dos seus direitos. Acho que os órgãos que atendem pessoas pobres, como a Defensoria, deveriam ter um reconhecimento maior, uma maior valorização”, cobrou.

Assista à matéria da Rede Globo Minas sobre o Dia Nacional da Defensoria

Fotos: Leandro Couri

Ascom ADEP-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário