A Defensoria Pública de Governador Valadares aproveitou o dia 19 de maio para fortalecer o vínculo com a população local. Durante o dia, houve orientação jurídica na Praça dos Pioneiros, no centro da cidade. A ação teve grande repercussão junto à imprensa e total envolvimento dos defensores da comarca e da comunidade.
“Realizamos atendimento jurídico e orientamos a população. Foi uma ótima oportunidade para podermos divulgar a Defensoria Pública. A imprensa apoiou a ação e se mostrou muito interessada quanto a propagação do nosso trabalho”, avaliou o defensor Vinícius Lopes Martins.
À noite, a Comarca promoveu um encontro inédito com as lideranças comunitárias de Valadares. Participaram da atividade 12 associações de bairros e o objetivo da reunião foi aproximar a Defensoria da população. “Foi uma ação muito produtiva. Tivemos a primeira oportunidade de nos aproximarmos da comunidade que necessita da nossa atuação na garantia dos direitos coletivos”, informou Martins.
Segundo o defensor, os líderes comunitários se mostraram interessados e até mesmo surpresos com a área de atuação da Instituição. “Muitas pessoas não sabiam que podem, por exemplo, recorrer à Defensoria para resolver pendências coletivas. Muitos acreditavam que assistência dessa natureza só poderia ser prestada pelo Ministério Público”, exemplificou.
Sequência
Nesse primeiro encontro, informou Martins, foram detectadas as principais carências da comunidade, geralmente relacionadas a questões como iluminação pública, saneamento básico, preço de passagens, fornecimento de água, luz, entre outros.
“Nosso próximo passo é iniciar o projeto com a comunidade, estreitar a relação com a população e trabalhar. Sugerimos que as associações nos procurem para discutirmos o que pode ser feito para tentarmos solucionar os problemas da comunidade”, afirmou Vinícius Lopes Martins.
Ascom ADEP-MG
Nenhum comentário:
Postar um comentário