quarta-feira, 20 de maio de 2009

Imprensa mineira dá grande destaque ao Dia Nacional da Defensoria Pública

O Dia Nacional da Defensoria Pública, comemorado em todo o país com uma série de eventos e campanha desenvolvida em parceria com a Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP), ganhou ampla cobertura na mídia da capital.
Às 6h45 da manhã do dia 19, o MG no Ar, da Rede Record, abria com a chamada: “Faltam defensores públicos no estado. Hoje é o dia Nacional da Defensoria Pública, mas a categoria não tem o que comemorar, em Minas Gerais. No estado são apenas 468 defensores públicos para atender a demanda”.
A Bandeirantes convocou a população para o mutirão na Praça da Estação, na região central de Belo Horizonte. A matéria foi ao ar no MG Acontece exibido pela emissora diariamente às 7h da manhã.
A Rede Globo destacou o atendimento gratuito no centro da cidade em seu Radar Minas, às 8 horas.
O Leitura Dinâmica da Rede TV também abriu, às 8h30, com a chamada para o mutirão na Praça.
Com uma matéria de 03’15” o MG TV 1ª edição deu a cobertura completa do evento.
O Balanço Geral, da Rede Record, também destacou em matéria de 04´55”, às 13h55, a situação do Defensoria no estado, a opinião de assistidos entrevistados durante o atendimento e um depoimento do Defensor Público-Geral Belmar Azze Ramos.
A Rede Minas cobriu o encerramento do mutirão na Praça da Estação com uma entrevista, ao vivo, com o presidente da ADEP, Felipe Soledade.


Rádio

A Rádio CBN repercutiu a ação desenvolvida em Belo Horizonte a partir das 9 horas da manhã. Na primeira matéria o apresentador Itamar Mayrink enfatizou a situação da Defensoria Pública no estado e anunciou que a reportagem entrou em contato com o Governo e aguardava resposta para as reivindicações da categoria. Pouco antes das 10 horas, em matéria de 06´10” a emissora voltou ao assunto e conversou ao telefone com Felipe Soledade. Ás 11h24 a CBN divulgou nota do Governo do Estado, em resposta ao questionamento da reportagem.

No Itatiaia Urgente das 11 horas, destaque para o Dia Nacional da Defensoria Pública e o mutirão de atendimento na Praça da Estação.

Jornais

Em praticamente uma página os repórteres Gabi Santos e Jáder Rezende, do jornal Hoje em Dia, assinaram matéria com a manchete: Justiça para todos: Defensoria Pública leva gabinetes para a Praça da Estação.

O caderno Cidades do jornal O Tempo destacou em matéria de Adriana Peres, as dificuldades enfrentadas pela Defensoria Pública no estado. Sob o título Falta investimento na Defensoria Pública de Minas Gerais a reportagem trouxe números divulgados pela Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais, a partir de diagnóstico recente.


O Super Noticia chamou a atenção para o ato público no centro da capital lembrando que, além das dificuldades amplamente divulgadas, a Defensoria Pública convive também com a questão da evasão provocada pelos baixos salários.

Em sua coluna diária no Hoje em Dia o jornalista Paulo César de Oliveira comentou a data comemorada em todo o país, falou da campanha e da ação na Praça com o apoio do Museu de Artes e Ofícios.


O caderno Cidadania & Justiça, do jornal Estado de Minas, publicou um artigo do
Defensor público Vinicius Lopes, que atua em Governador Valadares. O jornal também publicou um artigo do Defensor Público- Geral Belmar Azze Ramos com o título Cidadania fragilizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário