terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Associação dos Defensores Públicos visita a Newton Paiva

O reitor da Newton e o diretor-presidente da Adep propuseram uma parceria entre as Instituições

O reitor do Centro Universitário Newton Paiva, Luis Carlos de Souza Vieira, e o coordenador do curso de Direito, Gustavo Nassif, receberam no dia 26 de janeiro, terça-feira, a visita do diretor-presidente da Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais (Adep-MG), Felipe Augusto Cardoso Soledade, e da assessora de comunicação da Adep, Edilma Dias.

O perfil dos defensores públicos é marcado pela utopia de solucionar as diferenças, levar a justiça para quem necessita, lutar em defesa do social. A fim de despertar esse interesse, o reitor e o diretor-presidente da Adep propuseram uma parceria entre as Instituições.“Por meio de estágios na área, os alunos poderão conviver com a rotina de uma Defensoria, colocando em prática, a teoria que aprendem na sala de aula”, conta o coordenador do curso de Direito.

A parceria irá proporcionar mais do que estágios: palestras com profissionais da área irão mostrar a importância da Defensoria Pública. “Além de levar o conhecimento sobre o papel da defensoria pública para os alunos, queremos trazer para a academia o debate sobre a cidadania e os direitos individuais e coletivos”, afirma Felipe Soledade. O diretor disse ainda que existe um déficit de defensores públicos no Estado: “há 1200 cargos para a defensoria, porém, 760 cargos estão vagos”.

Felipe Soledade mostrou um raio x da Defensoria Pública no Brasil e no Estado, produzido pelo Ministério da Justiça, o “III Diagnóstico da Defensoria Pública no Brasil”. O livro mostra dados atuais sobre as condições de trabalho e carência de defensores públicos. Em breve, exemplares estarão disponíveis nas bibliotecas da Newton Paiva.

Fonte: Newton Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário