segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Jornal Hoje em Dia: Defensoria Pública dá orientação em favela da Serra


Quem passou pela Praça do Cardoso nesta sexta-feira (10), no Aglomerado da Serra, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, teve a oportunidade de contar com os serviços de sete defensores públicos para solucionar problemas jurídicos, dentro do projeto Casa da Cidadania. Eles são advogados e respondem pela orientação jurídica e defesa em processos judiciais de pessoas que não podem pagar um advogado. A ação em praça pública faz parte do ciclo de atendimento jurídico à população de favelas, vilas e aglomerados.

Até 17 de dezembro, às sextas-feiras, das 8 às 12 horas, defensores públicos vão levar orientação às pessoas nas ruas das comunidades mais carentes. O projeto Casa da Cidadania foi lançado em maio de 2009, no Morro do Papagaio, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, a única comunidade carente do país a ter uma Defensoria Pública.

O atendimento, no Aglomerado da Serra foi tranquilo e sem filas. A babá Lucimar Silva, moradora do aglomerado, buscou no estande da Defensoria Pública Estadual uma chance para ajudar o companheiro, que foi detido em uma cidade do interior, há uma semana. “Não tenho como pagar um advogado”, explicou. Conforme Lucimar, os defensores vão entrar com um recurso para tentar a liberdade provisória do seu companheiro.

Assim como Lucimar, a artesã e coordenadora do Movimento de Moradia no Aglomerado da Serra, Cristina Silva Lima, foi atrás de orientação. “Temos famílias que estão em áreas de risco, conforme laudo da prefeitura. Mas, até agora, nada foi feito para retirá-las de lá”, alertou. A coordenadora teme pelo agravamento da situação das famílias durante as chuvas. “Vamos enviar um ofício para a prefeitura para saber o que vai ser feito”, explicou o defensor público Hélio da Gama.

Os próximos atendimentos itinerantes vão acontecer na Vila Sumaré, nos dias 17/9, 15/10, 12/11 e 10/12 (Rua Granito, em frente ao nº 127). A equipe volta ao Aglomerado da Serra nos dias 8/10, 5/11 e 3/12. Na Pedreira Prado Lopes, o atendimento será feito nos dias 24/9, 22/10, 19/11 e 17/12, (esquina das ruas Araribá com José Bonifácio). No Morro das Pedras, a equipe estará atendendo nos dias 29/10, 26/11 e 17/12.

Podem contar com o serviço da Defensoria Pública pessoas com rendimentos familiares a até três salários mínimos. Na capital, os moradores podem procurar orientação na Rua Paracatu, 304, Barro Preto.

Fonte: Jornal Hoje em Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário