Começou nesta sexta-feira (10/09) o ciclo de atendimentos jurídicos que leva à população de favelas, vilas e aglomerados o projeto Casa da Cidadania realizado pela Defensoria Pública de Minas Gerais com o apoio da ADEP-MG. O Aglomerado da Serra foi o primeiro local a receber os Defensores que atenderam os moradores do local.
Quatro comunidades da capital mineira irão receber, até 17 de dezembro, sempre de 8 às 12 horas, defensores públicos que levarão orientação jurídica. O trabalho faz parte do projeto Casa da Cidadania, lançado em maio de 2009 no Morro do Papagaio, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.
Local de grande circulação, a Praça do Cardoso, no Aglomerado da Serra ganhou personagens e movimentação diferente nas primeiras horas da manhã, quando uma tenda foi montada no local e os defensores chegaram carregando pastas e computadores. Quem necessitava de alguma orientação jurídica sentou-se à mesa e conversou com os defensores públicos que atenderam questões do Direito Civil, Criminal e de Família.
Morador há 40 anos no morro do Papagaio, primeiro local a receber o projeto Casa da Cidadania, Edson Renato Soares de Mesquita, presente no evento no Aglomerado da Serra, destacou que o projeto tem ajudado a população. “Antes o pessoal não sabia o que era a Defensoria, hoje sabem que o Defensor está ali para apoiar as pessoas”, disse.
A Defensora Pública Geral, Andrea Tonet, destacou a importância da iniciativa para efetivamente levar atendimentos a todas as comunidades. “Este é um primeiro passo e o objetivo é efetivar este trabalho. Dentro da Defensoria existe uma vontade para que a Casa da Cidadania se transforme em um projeto estruturado e possa crescer, se instalando em outros aglomerados”, disse a DPG.
Para o coordenador do Casa da Cidadania, defensor público Hélio da Gama, o resultado foi extremamente positivo, já que agradou a defensores e assistidos. “ A idéia principal desse projeto sempre foi expor a Defensoria Pública para a sociedade, já que ela está mais voltada par suas sedes e Fóruns nas comarcas. Está é também uma forma de a própria sociedade reclamar o fortalecimento da Defensoria a partir do conhecimento dos serviços prestados pela instituição”, destacou.
O projeto leva representação da Defensoria Pública a vilas, favelas e aglomerados de Belo Horizonte e tem o apoio da Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais e RedeFavela. O evento será levado ao Aglomerado da Serra; Sumaré ; Pedreira Prado Lopes e Morro das Pedras.
Confira o calendário dos próximos locais de atendimentos:
Setembro
17/09 – Sumaré – Rua Granito , em frente ao nº 127
24/09 - Pedreira Prado Lopes A – Esquina da Rua Araribá com José Bonifácio, em frente a sorveteria
Outubro
01/10 – Morro das Pedras - Rua Principal , nº 21 , em frente a caixa d ´agua
08/10- Aglomerado da Serra
15/10 - Sumaré
22/10 - Pedreira Prado Lopes
29/10 - Morro das Pedras
Novembro
05/11 - Aglomerado da Serra
12/11 – Sumaré
19/11 - Pedreira Prado Lopes
26/11 – Morro das Pedras
Dezembro
03/12 – Aglomerado da Serra
10/12 – Sumaré
17/12 – Pedreira Prado Lopes
Ascom / ADEP-MG
Nenhum comentário:
Postar um comentário