Nem a chuva atrapalhou as comemorações do Dia do Idoso Nacional do Idoso no Centro de Referencia da Pessoa Idosa, em Belo Horizonte. Em uma tarde repleta de atividades e prestações de serviços, milhares de idosos participaram do VI Encontro Municipal da Pessoa Idosa, nesta quinta-feira (07/10). A ADEP-MG produziu uma cartilha com imagens feitas durante atividades de grupos da Melhor Idade e textos de orientação sobre os direitos do idoso.
A Banda da Guarda Municipal abriu o evento com clássicos da música dos 40/50, o que embalou vários casais. Um a um se levantou levando pela mão o respectivo parceiro, dirigindo-se ao espaço reservado à dança, que logo ficou lotado. Não faltou elegância nos passos bem ensaiados.
Sentados ou dançando, os idosos desfrutaram de uma tarde diferente, com atividades culturais e de prestação de serviços. Na saúde, pressão e glicose eram medidas por alunos dos cursos de enfermagem e farmácia, de faculdades e profissionais de dois laboratórios de análises clínicas da capital. Maquiagem, oficinas de artesanato, informações diversas também fizeram parte da programação.
Na tenda montada pela associação, o movimento foi intenso. Os Defensores Públicos prestaram orientação nos mais diversas áreas, e distribuíram a cartilha produzida pela ADEP-MG que traz imagens das pessoas que frequentam o Centro do Idoso.
Nesse ano, a ADEP-MG convidou os Defensores Públicos da Federal a participarem do evento levando orientações para demandas de competência federal. Segundo o Defensor Público da União, Pedro Matias, o convite para participar da comemoração foi muito bem vindo. O Defensor relatou que o maior número de atendimentos foi sobre questões ligadas a aposentadorias. “A gente sabe que às vezes o INSS é muito rígido, em razão da necessidade de controlar os gastos públicos com a população. Entretanto, existem várias pessoas com problemas que envolvem demandas judiciais urgentes”, disse o Defensor.
Para a Defensora Pública Geral, Andrea Garzon Tonet, eventos como este são importantes porque promovem uma aproximação da instituição com o assistido. “É uma iniciativa importante da ADEP em parceria com a administração da Defensoria Pública, porque esses interesses setoriais, como é o caso do idoso, são valiosíssimos para a Defensoria , que só tem a ganhar e crescer”, afirmou a Defensora Pública Geral.
Ascom / ADEP-MG
Nenhum comentário:
Postar um comentário