quinta-feira, 18 de junho de 2009

Mudanças em Patrocínio e Guaxupé

Assim como ocorre na maioria das comarcas do Estado, a cidade de Patrocínio sofre com a falta de defensores públicos. E a situação se agravou ainda mais com a saída do defensor público Leonardo César Mateus, transferido no último dia 1º de junho para Guaxupé.

Com uma população estimada em 80 mil habitantes, incluindo as cidades vizinhas e a zona rural, a comarca de Patrocínio conta agora com apenas a defensora pública Maria Aparecida Martins Silva. “Estou sozinha e se não fosse a ajuda do doutor João Teixeira (defensor afastado), que tem mais de 20 anos de experiência, a situação estaria muito pior”, reconhece Maria Aparecida.

Acúmulo

Com cerca de 1.400 processos em andamento em cinco varas, a defensora diz que está priorizando a área criminal e as urgências. “Estou aguardando a publicação da resolução delimitando minhas atribuições. Da forma como está, não tem como atender todas as situações”, reclama.

Segundo Maria Aparecida, o déficit de defensores na cidade é um problema antigo e dificulta a assistência aos cidadãos. “O ideal seria termos cinco defensores. A procura é muito grande, mas, infelizmente, não temos como atender novos casos neste momento”, lamenta Maria Aparecida.

Desafio

Depois de um e ano e meio em Patrocínio, o defensor público Leonardo César Mateus chegou no início deste mês a Guaxupé. Na cidade, ele irá substituir Luiz Fernando Silva Oliveira que deixou a Defensoria Pública para assumir a magistratura.

Na nova casa, Leonardo César pretende dar sequência ao trabalho que estava sendo desenvolvido em Patrocínio. Contudo, ele tem ciência de que as dificuldades não serão pequenas. “A Defensoria Pública em Guaxupé se resume a mim. Embora tenha muito serviço, está dando para levar”, conta.

Segundo o defensor, o principal obstáculo na comarca é a falta de pessoal para auxiliar nas tarefas burocráticas e administrativas. “Como estou sozinho e tenho que me dividir em várias áreas, precisaria de alguém para me ajudar. Dois estagiários seriam suficientes”, avalia.

Expectativa

Como assumiu o posto recentemente, Leonardo César ainda não tem levantamento a respeito da atual situação da comarca. “Por se tratar de uma cidade com cerca de 60 mil habitantes, acredito que tenha muitos processos em andamento. Mas a minha expectativa é positiva, pois tanto Guaxupé como Patrocínio são ótimas cidades ”, elogia o defensor.

Ascom ADEP-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário