O mutirão de acordo que a Defensoria Pública de Ribeirão das Neves realiza com uma imobiliária da cidade começa a gerar negociações. Propostas de acordos foram realizadas nesta semana e deverão continuar na próxima.
A ideia inicial do projeto era atender todos os processos em uma única etapa até nesta quinta-feira (24/06). Porém a imobiliária responsável pelas convocações não encaminhou todos os ofícios aos mutuários inadimplentes, o que fez com que o projeto fosse dividido em duas fases. Assim, nesta segunda e terça-feira foram atendidos cerca de 20 dos 50 processos que estão em andamento. O restante será analisado na próxima semana.
Segundo o Defensor Público Estêvão Machado de Assis Carvalho, alguns acordos já estão encaminhados. O Defensor afirma ainda que esta intermediação está trazendo mais confiança aos mutuários. “Alguns assistidos acharam ótima a iniciativa porque só tinham contato com a advogada da imobiliária e não havia ninguém para defendê-los. Com isto os assistidos ganham mais segurança e não sentem que estão sendo lesados”, disse o Defensor.
A Defensoria vem realizando acordos judiciais entre as partes. Na maioria deles, o valor que já foi pago pelo morador é utilizado como entrada para um novo financiamento com parcelas que se ajustam a condição do morador e, assim, ele permanece no imóvel. Antes, quando não eram realizados acordos, o morador recebia o que havia pago, mais uma indenização referente ao que construiu no lote e era obrigado a deixar a propriedade.
Ascom / ADEP-MG
Nenhum comentário:
Postar um comentário