quinta-feira, 29 de março de 2012

Governador do Estado de Minas Gerais abre Congresso Estadual dos Defensores Públicos e II Encontro Nacional dos Defensores do Júri

Defensores de várias regiões do Brasil participaram na noite desta quarta-feira, 28 de março, da solenidade de abertura do Congresso Estadual dos Defensores Públicos de Minas Gerais e II Encontro Nacional dos Defensores do Júri, no Salão Ouro Preto, do Ouro Minas Palace Hotel, em Belo Horizonte.

O Governador do Estado de Minas Gerais, Antonio Augusto Junho Anastasia, recebeu do presidente da Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEP-MG), Felipe Augusto Cardoso Soledade o Colar de Mérito Umbelina Lopes, pelo compromisso assumido com o crescimento e a valorização da Instituição Defensoria Pública.

A mesa foi composta pelo Presidente da ADEP-MG, pelo vice-presidente da ADEP-MG e organizador do II Encontro Nacional dos Defensores do Júri, Flávio Rodrigues Lélles, pela Defensora Pública Geral (DPG) do Estado de Minas Gerais, Andréia Abritta Garzon Tonet, pelo Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, José Torres Marques, pelo vice-presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP), Antônio Mafezolli, e pelo ilustre governador do Estado de Minas Gerais, Antonio Augusto Junho Anastasia.

O Presidente da ADEP-MG, Felipe Soledade abriu o encontro citando o compromisso de cada um dos presentes com a causa da Defensoria Pública. Em seu discurso, o Presidente da ADEP-MG disse que esses dias do Congresso e do II Encontro serviriam para fortalecer crenças e valores, que os irmanam como verdadeiros soldados da paz, discutindo temas atuais afetos ao Direito e à Justiça, mas, acima disto, pesquisando como buscar dignidade e vida à milhões de pessoas (crianças, idosos, presos, pessoas em situação de rua) nosso Estado de Mina Gerais e em todo país.

“Nestes dias, partilharemos um pouco desta utopia em realização que vivemos no dia a dia de fóruns, presídios, unidades de internação de adolescentes, abrigos de crianças e idosos. Pois, vemos nestes indivíduos verdadeiros cidadãos e por isso sujeitos de direitos, que, portanto, merecem especial atenção do Estado” e enfatizou "cremos todos nos mesmos valores de justiça e igualdade que pautaram a vida da Dra. Umbelina Lopes e por isso nos reunimos hoje para celebrar uma nova Defensoria Pública de Minas Gerais“.

Ao finalizar o seu discurso, oportunamente, Felipe Soledade, juntamente com a DPG, Andréia Abritta Garzon Tonet, entregou o Colar de Mérito Umbelina Lopes ao Governador Antonio Anastasia.

O Governador do Estado agradeceu aos Defensores e à Associação e se disse emocionado pela honraria e pelo recebimento do Colar de Mérito.

“Dr. Felipe, eu queria, naturalmente agradecer. Sinto-me honrado e até emocionado pela homenagem que me fazem. Inclusive pela lembrança da Dr. Umbelina, tão conhecia pelo seu trabalho, pela sua trajetória. E, mais do que isso, pelo seu ardor, pelo seu esforço em favor, especialmente das mulheres sofridas, que sabemos que são muitas”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário