terça-feira, 20 de março de 2012

Governador do Estado de Minas Gerais recebe Colar de Mérito da Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais

O Governador do Estado de Minas Gerais, Antonio Augusto Junho Anastasia, será agraciado com o Colar de Mérito Umbelina Lopes, da Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEP-MG).

A condecoração acontecerá no dia 28 de março, às 19 horas, durante solenidade de abertura do Congresso Estadual dos Defensores Públicos de Minas Gerais e II Encontro Nacional do Júri, no salão Ouro Preto do Ouro Minas Palace Hotel. O governador será condecorado pelo presidente da ADEP-MG, Felipe Augusto Cardoso Soledade e pela Defensora Pública Geral, Andréa Abritta Garzon Tonet.

O Colar foi instituído pela Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais e é uma forma de homenagear personalidades que realizaram ou realizam serviço de relevância para a Instituição Defensoria Pública e, consequentemente, para o cidadão carente que não tem acesso à Justiça.

O Governador Anastasia é a primeira autoridade a que se concede tal honraria. Sua escolha deve-se ao fato de ter se comprometido com a causa da Defensoria Pública e com a valorização da classe. A primeira edição do Colar leva o nome da Defensora Pública, ex-diretora da ADEP-MG, Umbelina Lopes, por seu papel de destaque na luta em defesa da mulher vítima de violência.

Umbelina Lopes e a criação do Nudem-BH

Motivadas pelo início das denúncias de violência contra as mulheres, as representantes da Defensoria Pública Estadual, Umbelina Lopes e Maria Helena Campos, instalaram um núcleo de atuação dentro da Delegacia de Mulheres, no ano de 1987.

Naquela época, as defensoras esclareciam às mulheres, vítimas de violência doméstica e familiar sobre seus direitos e prestavam orientações sobre o que é importante em um registro de boletim de ocorrência. Visando promover o atendimento especializado, de forma individual às mulheres, e a garantir o acesso destas cidadãs carentes à Justiça, em uma iniciativa precursora, no dia dois de agosto de 2005, foi implantado o Núcleo de Defesa dos Direitos das Mulheres em Situação de Violência Doméstica de Belo Horizonte (Nudem-BH), na sede da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais.

Sua fundação, anterior à Lei Maria da Penha – Lei nº 11.340/2006, demonstra a atenção da DPMG às necessidades da população mineira e o pioneirismo da iniciativa.


Serviço

O Congresso Estadual dos Defensores Públicos de Minas Gerais e II Encontro Nacional do Júri serão realizados entre os dias 28 e 30 de março, no Ouro Minas Palace Hotel, em Belo Horizonte. A solenidade de abertura terá início às 19hs.

Para mais informações, www.adepmg.org.br/congresso eventos@adepmg.org.br ou ligue (31) 3295-0520.

Nenhum comentário:

Postar um comentário