terça-feira, 21 de junho de 2011

Campanha "Crianças - e Adolescentes - Primeiro!" reúne 1.300 pessoas em evento com Ziraldo

Na manhã da última sexta-feira, dia 17 de junho, o quadrinista e escritor Ziraldo reuniu cerca de 1.300 crianças e adolescentes no Theatro José de Alencar, em Fortaleza.

Responsável pela elaboração da publicação especial da ANADEP "Crianças e Adolescentes Primeiro!", Ziraldo protagonizou um bate-papo informal com os alunos da rede pública de ensino do Estado do Ceará, alertando-os sobre os direitos consagrados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

"Eu me sinto um escoteiro sempre dando um jeito de salvar o Brasil", ressaltou o cartunista ao falar sobre como se sentiu ao criar a cartilha. Para ele, todas as crianças precisam saber o sentido de ser cidadão.

Ziraldo também ressaltou que fez questão de participar do projeto em parceria com a ANADEP, porque, segundo ele, na maioria das vezes, as crianças e alguns adultos não têm a mínima ideia do que é o trabalho de um defensor. "O Estado tem o dever de proteger o cidadão, mas para que isso aconteça as pessoas precisam saber o que e a quem procurar."

"A criança faz parte da sociedade e, por isso, precisa estar cientes não só dos direitos, mas também dos deveres. "Se eu tenho oportunidade de ter acesso a muita gente não posso falar abobrinha. Na intenção de facilitar o caminho da educação voltado para as crianças resolvi participar desse projeto", enfatizou.

Na abertura do evento, o Presidente em exercício da ANADEP, Antonio Maffezoli, destacou que as campanhas nacionais de educação em direitos se incorporaram definitivamente no calendário dos Defensores Públicos brasileiros e são um importante instrumento de fortalecimento da cidadania. Ele também agradeceu aos parceiros da campanha e da cartilha, especialmente, ao cartunista Ziraldo, que, "com sua sensibilidade e sua arte, propiciou que importantes conhecimentos sobre os direitos humanos das crianças e adolescentes fossem repassadas de forma mais acessível a elas."

Para a Secretária da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, Mariana Lobo, a participação do órgão no projeto faz parte do compromisso da Secretaria com a promoção da cidadania. "É papel da Sejus promover cidadania para que os direitos da população sejam garantidos. Muitas vezes, os pais dessas crianças não tem condições de comprar livros. A cartilha é uma forma de instruir e ao mesmo tempo diverti-los", destacou.

O presidente da Associação dos Defensores Públicos do Ceará, Adriano Leitinho, fez uma analogia entre o Menino Maluquinho e o Defensor Público. “Hoje, analisando a Defensoria Pública, vejo que todos nós temos um pouco de Maluquinho. Eventos como este demonstram que o defensor pensa alto e vê além, não se deixando abater pelas dificuldades que encontra pela frente; que não sossega enquanto a população carente de nosso país não tiver um serviço de assistência jurídica integral e gratuita com qualidade", destacou.

A Campanha "Crianças - e Adolescentes - Primeiro! Defensores Públicos pelos direitos da criança e do adolescente" é uma parceria da ANADEP com o Conselho Nacional dos Defensores Públicos Gerais, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, com o apoio da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça.

Fonte: ANADEP



Nenhum comentário:

Postar um comentário