segunda-feira, 21 de março de 2011

Doação de livros à Asmec: mais uma ação da parceria com a Defensoria

A Associação Mineira de Educação Continuada (Asmec) recebeu ontem (17/03), da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG), a doação de cerca de quatro mil livros.

A doação dará início à construção de um espaço cultural na entidade, onde cidadãos e presos assistidos pela DPMG beneficiados com a liberdade provisória terão acesso a obras literárias, internet e periódicos.

Parceria

Uma parceria, iniciada em janeiro deste ano, através de um Termo de Cooperação Técnica, une a DPMG e a Asmec para a viabilização do atendimento multidisciplinar dos presos provisórios assistidos pela Defensoria. O atendimento visa à preparação técnico-profissionalizante e ao acompanhamento do infrator de pequenos crimes, a maioria sem antecedentes criminais, que deve ser ressocializado para não incorrer em novos delitos.

A parceria faz parte do Projeto de Atendimento ao Preso Provisório e Prevenção à Criminalidade, da Defensoria Especializada de Urgências Criminais, que fará os encaminhamentos através de equipe, formada por Defensoria, psicóloga e assistentes sociais.

Na avaliação da presidente da Asmec, a professora Andrea Ferreira, a doação dos livros representa um momento muito importante p/ a Asmec. “Cada vez que realizamos uma atividade junto com a Defensoria, damos um salto de qualidade. A parceria com a DP tem sido muito rica, e a Asmec tem se dedicado quase que exclusivamente ao Núcleo de Urgências Criminais. Com isso, temos conseguido sensibilizar o empresariado no sentido de ampliar o número de empresas e vagas para colocação profissional de presos provisórios”, conclui a presidente.

Segundo a Defensora Pública Maria Auxiliadora Viana Pinto, da Defensoria Especializada de Direitos Humanos, a parceria com a Asmec tem sido efetiva e representativa. “Entendemos que no sistema prisional como um todo, o trabalho deverá ser muito elaborado. Temos a certeza de que os frutos serão colhidos em médio prazo”, analisa Maria Auxiliadora.

Doações

A ideia da arrecadação dos livros foi uma iniciativa da Defensora Pública Maria Auxiliadora Viana Pinto e do coordenador do Cerimonial e relações públicas da DPMG, Rodrigo Neves, que tinham a intenção original de formar uma biblioteca na sede da Defensoria Pública.

Do total de cerca de sete mil livros arrecadados, aproximadamente, quatro mil foram doados por uma biblioteca de Contagem, que foi desativada, por Defensores, Servidores e amigos.

A Asmec continuará recebendo doações de livros e periódicos em sua sede situada na Rua Pouso Alegre, nº 854, no bairro Floresta, em Belo Horizonte/MG.



Presentes no momento da doação (em sentido horário): Defensor Rafael Boechat, Coordenador de Projetos e Convênios; Andréa Matias e Alessandro Ferreira, assistente social e psicólogo do Núcleo Criminal; Margarete Alkimim, assistente social do Núcleo; Defensor Miguel Arcanjo Guerrieri, Coordenador da Defensoria Especializada de Urgências Criminais; Rodrigo Célio de Castro, da Sedese; Cida Gouveia, do Projeto Asmec; Andrea Ferreira, presidente da Asmec; Maria Auxiliadora Viana Pinto, da Defensoria de Direitos Humanos; Caroline Duarte e Vitor Flores, estagiários da DPDH; e Rodrigo Neves, coordenador do Cerimonial e relações públicas da DPMG

Fonte e foto: Ascom/DPMG

Um comentário:

  1. NOS DA ASMEC AGRADECEMOS A TODOS DA DEFENSORIA
    PELA PARCERIA , E MUITO BOM SABER QUE PODEMOS CONTASR COM VOCES ....
    CIDA gouveia

    ResponderExcluir