sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Alegria, diversão e serviços marcaram a programação da tarde dos idosos na capital mineira

Nem o clima mais fresco, a ameaça de chuva e o céu nublado conseguiram empanar o brilho da festa em comemoração ao Dia Nacional do Idoso nesta quinta-feira (06/10), no Centro de Referencia da Pessoa Idosa, em Belo Horizonte.

A partir das 13 horas, de ônibus, carros particulares e vans, idosos da capital e toda a região metropolitana começaram a chegar ao local para uma tarde recheada de atividades e prestações de serviços.

Na tenda montada pela ADEP-MG, bem à entrada do Centro de Referência, Defensores do Núcleo dos Idosos da Defensoria Pública, Fernanda Milagres e Estevão Machado de Assis Carvalho, que também é membro da diretoria da Associação, prestaram orientação nas mais diversas áreas.

Duas mil cartilhas intituladas “Defensor Público ao lado do idoso”, foram distribuídas durante a tarde. Para os idosos, além das informações que consideram de grande utilidade, havia um outro atrativo: as fotografias que ilustraram o material. Todas produzidas no local, tendo os próprios freqüentadores como modelos.
Na saúde, pressão e glicose eram medidas por alunos dos cursos de enfermagem e farmácia e profissionais de laboratório de análises clínicas da capital. Maquiagem, oficinas de artesanato, informações diversas também fizeram parte da programação.

Á mesa dos defensores públicos chegaram os mais variados casos: de regularização de imóvel, a conflitos familiares, passando por questões relativas ao consumo e interdição.

Estevão Carvalho, que vem acompanhando de perto o trabalho do Centro de Referência da Pessoa Idosa, ressalta a importância do trabalho desenvolvido por este equipamento da Prefeitura da capital. “O Centro de Referência presta um serviço de muita relevância para essa população. Nós consideramos muito importante estar próximo desse público, por isso estamos aqui”. Recentemente o Defensor proferiu palestra no local. Falou sobre os direitos do idoso.

A Defensora Fernanda Milagres que também tem relação próxima com o Centro, comenta que hoje “eles encaminham os idosos para a Defensoria”.

O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, que compôs a mesa de autoridades e permaneceu algum tempo no local, embora seus assessores sinalizassem preocupados com a agenda seguinte, também parabenizou os organizadores do evento e mencionou o apoio dos Defensores Públicos e da Associação. Na saída o prefeito visitou a tenda da ADEP-MG e posou para fotografia com os Defensores.

Fazendo um balanço das atividades do dia, a coordenadora do Centro de Referencia da Pessoa Idosa, Maria Fontana Cardoso Maia disse que o evento cumpriu suas finalidades tanto na meta quanto na animação e atividades propostas. “Os parceiros, como nossa querida ADEP-MG, compareceram a tempo e à hora”, festejou.

Maria Fontana observou também que aconteceram muitos avanços nas políticas públicas voltadas para o idoso. “Há um trabalho intersetorial que vem acontecendo na prefeitura, na coordenadoria, na gerência de projetos sustentadores de apoio ao idoso”, enfatizou.






Ascom / ADEP-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário