terça-feira, 26 de abril de 2011

Núcleo de Atuação Extrajudicial lança cartilha para orientar sobre pagamentos

Existe um ditado popular que diz que “quem paga mal, paga duas vezes”. Para evitar este tipo de problema, o Núcleo de Atuação Extrajudicial da Defensoria Pública de Minas Gerais editou em parceria com a ADEP-MG, uma cartilha para orientar os assistidos sobre os cuidados que se deve ter ao efetuar um pagamento. A publicação traz informações sobre como comprovar a quitação do débito, a necessidade de guardar os recibos, pagamentos com cartão de crédito e no boleto, e ainda orienta sobre a quem, onde, quando e a forma que se deve efetuar o pagamento.

De acordo com o Defensor Público do Núcleo de Atuação Extrajudicial, Frederico de Souza Saraiva, a produção da cartilha partiu de uma necessidade constatada pelos Defensores que integram o Núcleo e atuam também nas varas cíveis de Belo Horizonte. “Fizemos um levantamento das ações judiciais mais comuns em que atuamos e verificamos que em muitas, a questão do pagamento estava presente direta ou indiretamente. Daí a necessidade de criar uma cartilha sobre esse tema”, disse o Defensor.

Esta é a primeira de uma série de cartilhas que serão produzidas e que tratam de temas comuns que geram muitas dúvidas, como: DPVAT; os cuidados na compra de um imóvel; os direitos básicos de vizinhança e as normas básicas que regulam a vida em condomínio.

O Núcleo de Atuação Extrajudicial da Defensoria Pública de Minas Gerais tem como filosofia a atuação preventiva por meio da consultoria jurídica em casos concretos. Além disso, trabalha com a educação em direitos, com o objetivo de reduzir o número de problemas e de demandas judiciais.

Veja a cartilha

Ascom / ADEP-MG

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