quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Defensoria Pública de Ubá busca a excelência em serviços

A instituição da Defensoria Pública vem evoluindo ao longo das últimas duas décadas. A partir de 2004, a Emenda Constitucional 45 (Reforma do Judiciário) levou a Defensoria Pública ao status de instituição. O coordenador local da Defensoria Pública, Dr. Sergio Riani, esclarece que a Defensoria Pública está voltada para o atendimento às pessoas carentes. A prioridade é atender as pessoas que recebam até três salários mínimos por mês, embora eventualmente atendam pessoas que recebam um valor maior.

A Defensoria Pública de Ubá atende, em média, 400 pessoas por mês. “Atendemos em torno de 50 novas pessoas na Vara Cível, e de 50 a 70 pessoas na Vara Criminal. Temos ainda os acompanhamentos de pessoas que já estão sendo assistidas, e já teve mês de passar de 500 pessoas atendidas”, comenta o Defensor Público.

De acordo com o Dr. Sérgio, recentemente foi feita uma parceria entre a instituição e o município de Ubá, que resultou em uma economia de R$ 640 mil aos cofres públicos em relação à demanda sobre medicamentos e tratamentos de saúde. Em relação às condições de trabalho, ele recorda: “Quando chegamos à cidade de Ubá, em janeiro de 2009, a estrutura logística era a pior possível. Mal tínhamos computadores para trabalhar, funcionávamos em duas salas sem a menor condição, sem ventilação, sem água, sem lugar para que nossos assistidos pudessem aguardar atendimento com conforto. Iniciamos um trabalho junto com o Executivo, o Legislativo, com o apoio das outras entidades públicas e da população, e conseguimos finalmente essa sede que, para nós, é motivo de orgulho. Hoje nossa sede é ampla e já está pronta até para receber dois novos defensores, que possivelmente esse ano vão estar em nossa cidade”, comenta o Dr. Riani.

Em Ubá trabalham atualmente dois profissionais: o Dr. Sérgio Riani, coordenador local da Defensoria Pública e responsável pela Vara de Execuções Penais, e a Drª Renata da Cunha Martins, que atua na Vara Cível.

“A Defensoria Pública não está aqui só para defender um criminoso, ou para ingressar com ação de alimentos. A Defensoria Pública tem muitas outras atribuições, inclusive fiscalizar o Executivo e o Legislativo, além de auxiliar nesse conjunto de ações para que a população possa ser mais bem atendida. Então eu convido a todos que venham nos visitar e conhecer nossa estrutura. Estamos aqui de portas abertas”, finalizou o Dr. Sérgio Riani.

Fonte: Jornal O Noticário

Nenhum comentário:

Postar um comentário