segunda-feira, 23 de maio de 2011

Dia da Defensoria Pública atrai centenas de pessoas na capital mineira

O já tradicional mutirão de atendimento realizado pelos Defensores Públicos em todo o país, no dia 19 de maio, data em que se comemora o Dia Nacional da Defensoria Pública, ganhou colorido especial este ano, em Belo Horizonte, em razão do tema da campanha nacional “Crianças - e Adolescentes - Primeiro! Defensores Públicos pelos direitos da Criança e do Adolescente".

Crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio de escolas sediadas no bairro Santa Tereza, na Região Leste de Belo Horizonte foram atores principais da atividade organizada pela Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais – ADEP-MG. Chegaram cedo, levados pelos professores e orientadores de turma para atividade extraclasse proposta pela entidade.

Ao cenário especial, com direito a palhaços, recreadores, carrinhos de pipoca e algodão doce, montado na movimentada Praça Duque de Caxias somou-se o discurso sob medida para os destinatários da campanha de 2011. Atentos ao fato de que as crianças e os adolescentes de hoje serão os cidadãos de amanhã, os defensores destacaram a importância do fortalecimento do exercício da cidadania.
Cerca de 1500 pessoas estiveram na Praça Duque de Caxias durante a ação iniciada às 9h30. Além de ministrar palestras para crianças e adolescentes os Defensores Públicos prestaram atendimento ao público adulto. Desta vez, em virtude da participação dos novos defensores empossados no dia 11 de maio, foi possível a atuação em duas frentes: atendimento à mesa, sob a tenda; atividades com as crianças.

Às mesas de atendimento chegaram as mais diversas demandas, todavia, foram as questões relativas a divórcio, pensão alimentícia e guarda de filhos menores, as mais recorrentes, seguidas de direito do consumidor.

Satisfeito com o resultado da ação, o presidente da ADEP-MG, Felipe Soledade comentou que “somente por meio da conscientização do livre exercício do direito e deveres pelas crianças e adolescentes é que atingiremos a redução do abuso e da violência nos ambientes escolares”. Soledade destacou ainda a importância de se colocar a criança no centro do processo de construção de sua cidadania. “Os defensores mostraram neste 19 de maio que estão prontos para desempenhar essa tarefa”, finalizou o presidente da ADEP-MG.





Fotos: Leandro Couri / Refinaria da Imagem
Ascom / ADEP-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário