terça-feira, 1 de novembro de 2011

Minas Mais Igual: População elege Defensoria como prioridade


Defensores Públicos que acompanharam atentamente a plenária final do Seminário Legislativo Pobreza e Desigualdade realizada em Belo Horizonte nesta quarta-feira (26), dividiram a mesma opinião: a população carente entendeu o real papel e a importância da Defensoria Pública de Minas Gerais. Isto, levando-se em conta o fato de a proposta relativa à Instituição ter sido a mais votada na manhã da quarta-feira,26.

A proposta da Defensoria foi colocada entre as prioritárias para a população e que serão encaminhadas ao Governador do Estado. O pleito principal dessa proposta é a estruturação da Defensoria para que esta se faça presente em toda as comarcas de Minas, cumprindo o que determina a Lei Orgânica do estado a LC 65/2005.

Nos 12 encontros realizados em várias regiões, com a participação maciça das comunidades, foram discutidas mais de mil propostas e priorizadas 84 que foram incluídas no documento final. A Defensoria e a Associação dos Defensores Públicos (ADEP-MG) estiveram presentes em todas as etapas, trabalhando com afinco, estabelecendo contato com a população local e as autoridades presentes. Também foram indicados e eleitos delegados para a plenária final, vários defensores regionais.
O presidente da Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEP-MG) , Felipe Soledade, comemorou o que chamou de “vitória institucional antológica” da Defensoria Pública em Minas.

Em novembro a ALMG começa a discutir o PPAG - Plano Plurianual de Ação Governamental - de 2012 a 2015. Entre o projetos que já tramitam na ALMG, está o que cria o Fundo de Erradicação da Miséria.

Confira o que disseram Defensores Públicos presentes no Plenário da ALMG:

Dimas Tameirão ( Comarca: Teófilo Otoni) – “Tivemos apoio maciço da população na proposta da Defensoria. A nossa foi a mais votada e contemplou os interesses da Instituição e dos assistidos. Quero ressaltar a boa vontade, a força, a tenacidade dos colegas que apesar das distâncias e do ritmo cansativo dos trabalhos que duraram até 12 horas, estiveram presente.

Maurina Fonseca- (Comarca: Montes Claros) – “O trabalho foi muito positivo. Nós fizemos levantamento nas bases das causas e necessidades da população carente. O papel da Defensoria Pública nesse Seminário foi muito importante até mesmo pelo fato de terem sido coletadas propostas práticas para a erradicação da pobreza”.

Eliana Spindola (Comarca: Cataguases) - “Esse evento demonstrou a união dos Defensores Públicos na busca de reforçar o papel que a Defensoria ocupa. A interação com o povo, os segmentos sociais, foi muito grande. Pudemos perceber a simpatia que existe hoje entre o povo e a instituição. A Defensoria está, de fato, cumprindo um papel muito importante e não há mais como retroceder”.

Estevão Machado de Assis Carvalho ( Comarca: Belo Horizonte) – “Evento como este abre oportunidade para a população e manifestações sociais e transmitem ao Poder Executivo quais são seus anseios. A proposta da Defensoria foi a mais votadas e serviu como elo de aproximação entre população,Assembleia e Defensoria”.

Thiago Dutra Vaz de Souza (Comarca: Belo Horizonte ) – “Ao viabilizar a participação dos Defensores em toda as etapas regionais e ainda , na capital, a ADEP-MG demonstrou a importância de defender não só os interesses do Defensor como também da instituição. É importante esse apoio da associação de classe. Sem a ADEP-MG muitos provavelmente não estariam aqui (na ALMG) hoje”.

Lorena Amaral Nunes ( Comarca: Uberlândia ) - “Foi muito produtiva essa participação dos Defensores Públicos em todas as etapas regionais e na plenária final. Isso é de grande importância para que possamos alcançar os objetivos que se resumem na aprovação da nossa proposta como prioritária”.

A ADEP-MG patrocinou a participação dos defensores públicos em todas as etapas do seminário.

Ascom / ADEP-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário