quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Defensores e deputados vêem Defensoria como ferramenta importante para erradicação da pobreza




Patos de Minas recebeu no dia 16 de setembro a quarta etapa regional do seminário em que se discute propostas para combater a pobreza e a desigualdade em Minas Gerais. Reunidos no Tribunal do Júri da Universidade de Patos de Minas (Unipam), Defensores Públicos, autoridades municipais e estaduais discutiram, entre outras propostas, a criação de mais uma vara criminal em Muriaé.


O diretor dar ADEP-MG, Sergio Riani, representou a Defensoria Pública e a associação. Participaram ainda a coordenadora local da instituição, defensora Maria Emília Machado da Cunha, os defensores Suzy Kerlley de Lima, Walner Dias, Maysa Veloso de Castro Almeida.


A prefeita municipal de Patos de Minas, Maria Beatriz Savassi, o presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, Dinis Pinheiro, o deputado federal José Humberto Soares e os deputados estaduais André Quintão, Luzia Ferreira Bosco e Hely Tarquínio compuseram a mesa do evento.


Em seu discurso de abertura, o presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, Dinis Pinheiro destacou a necessidade do aperfeiçoamento de políticas públicas para a melhoria socioeconômica da população. O deputado lembrou que, mesmo com os avanços recentes, Minas Gerais possui 900 mil pessoas vivendo em situação de pobreza. No Alto Paranaíba, uma das regiões mais prósperas do Estado, ainda existe 50 mil pessoas nesta condição, das quais 12 mil não têm rendimento.


A Defensora Pública Maria Emília ressaltou a necessidade de investimentos na Defensoria Pública de Minas Gerais para que todas as comarcas possam contar com a presença da instituição. Maria Emília lembrou que o trabalho do órgão é fundamental como ferramenta para a erradicação da pobreza, papel este reafirmado pelo deputado federal José Humberto Soares. Já a deputada Luzia Ferreira frisou que o fortalecimento da Defensoria Pública é uma conquista da democracia.



Apresentaram propostas, aprovadas em plenário, as defensoras públicas Maria Emília Machado da Cunha e Maysa Veloso de Castro Almeida. As propostas tratam da criação do núcleo de proteção ao idoso e a instalação do Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem) na comarca. Também foi incluído o destaque do Defensor Público Walner Dias na proposta para a implantação de política de atenção aos usuários de drogas e aos seus familiares. A proposta defende a criação de centros destinados ao tratamento gratuito de dependentes, inclusive daqueles encaminhados pela Defensoria Pública.


Os defensores Walner Dias, Maysa Veloso de Castro Almeida foram eleitos delegados para a plenária regional que acontecerá na Assembleia Legislativa de Minas de 24 a 26 de outubro.



Ascom ADEP-MG com Ascom DPMG















































Nenhum comentário:

Postar um comentário