sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Defensores de todo o estado acompanham palestra de Aury Lopes Jr. em BH










No auditório lotado do Espaço Loyola da Escola Superior Dom Helder Câmara, em Belo Horizonte, Aury Lopes Jr. repetiu a cena que se desenrola em qualquer lugar do Brasil aonde é convidado a palestrar. Ali, bastou tomar o microfone, começar a expor as mudanças trazidas pelas normas que alteram a Lei 12.403/01, para cativar de imediato a plateia.


Novos defensores empossados em 2 de setembro, atualmente em curso de formação ministrado pela Defensoria Pública, cumpriam ali, com visível satisfação, mais uma etapa da jornada que, como bem disse a Defensora Pública Geral, Andrea Abritta Garzon Tonet “foi um presente da ADEP aos colegas recém chegados”. Veteranos e novos ouviam atentamente e, todos, contagiados pelo estilo arrojado, divertido - em algumas situações-, impresso pelo palestrante que exibiu, em cerca de 50 minutos, um vasto conhecimento jurídico e paixão pela carreira que abraçou.


Já na abertura do evento realizado pela ADEP-MG, em parceria com a Defensoria Pública, o vice-presidente da ADEP-MG e presidente da mesa, Flávio Rodrigues Lélles, já prevenia os ouvintes de primeira viagem sobre a experiência que viveriam. “Tive a oportunidade de ouvir o professor Aury em Porto Alegre, no Congresso Nacional de 2009. A expectativa é grande, e isto também significa a importância do que acontece aqui. Até encontrei colega que veio de Conceição das Alagoas, a 680 quilômetros de Belo Horizonte, só para ouvi-lo”. adiantou Flávio Lélles.


Aury Lopes Jr. falou de cautelares, prisão preventiva, liberdade temporária , medidas provisórias, nulidade, controle de prazo na prisão, suficiência e adequação, Lei Maria da Penha, entre outros assuntos correlatos ao tema proposto “A nova prisão processual e as outras medidas cautelares, de acordo com a Lei 12.403/11”.


Discorrendo acerca das mudanças trazidas pela Lei 12.403/11, em vigor desde 4 de julho deste ano, que altera dispositivos do decreto-lei nº 3.689, de 3 de outubro de 1941, Aury Lopes Jr., Doutor em Direito Processual Penal pela Universidad Complutense de Madrid; Professor Titular de Direito Processual Penal da PUCRS; Professor do Curso de Mestrado em Ciências Criminais e Coordenador do Curso de Especialização da PUCRS; Advogado criminalista e autor de vários livros, o último título “O Novo Regime Jurídico da Prisão Processual, Liberdade Provisória e Medidas Cautelares Diversas” foi de Albert Einstein à Sigmund Freud, lançou mão da psicanálise e da neurociência para ilustrar suas brilhantes considerações. Ao final da palestra que teve espaço aberto par peguntas, o especialista atendeu a pedidos de autógrafos em livros de sua autoria expostos no local pela Lumen Juris, Livraria & Editora.


Para ver todas as fotos:


http://www.flickr.com/photos/adepmg/sets/72157627609723783/

https://picasaweb.google.com/adep.minas/PalestraDoDrAury?authuser=0&feat=directlink


Ascom ADEP-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário