No encontro realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com a participação de defensores públicos de 14 estados brasileiros, foram discutidas propostas de inserção direta da Defensoria Pública nas questões relativas ao direito do consumidor. Também foram apresentadas sugestões concernentes à tutela coletiva, educação em direitos, atuação extrajudicial e a acessibilidade no comércio eletrônico em prol dos portadores de deficiência.
Durante a audiência, a Comissão foi informada do Projeto de Lei enviado pela Defensoria Pública, Ministério Público e Procon, ao Poder Executivo do município de São Lourenço que assegura o papel da Defensoria Pública no sistema de defesa do consumidor.
Roger Feichas destaca parte do projeto que chama a atenção para a importância da existência de intercomunicação entre as partes envolvidas, o que levaria o Procon a encaminhar à Defensoria e ao Ministério Público, informações de maior número de consumidores cujas demandas apontem para o ajuizamento de ações coletivas.
Ascom ADEP-MG
Nenhum comentário:
Postar um comentário