DPG recebe a publicação produzida pela Adep-MG: instrumento para prestar contas e valorizar a categoria
Foi realizado, nos dias 14 e 15 de julho, na sede da Defensoria Pública de Minas Gerais, o VI Fórum Permanente de Defensores Públicos e Coordenadores de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Compuseram a mesa durante a abertura do Fórum: o Coordenador Local da Defensoria da Infância e Juventude e Secretário do Fórum Nacional de Coordenadores, Wellerson Eduardo da Silva Correa; o Presidente da Adep-MG, Felipe Soledade; a Defensora Pública Geral de Minas Gerais, Andréa Tonet; o Presidente do Fórum Nacional de Coordenadores e Conselheiro do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), Diego Vale de Medeiros, e o Coordenador Local da Defensoria da Infância a da Juventude Infracional de Belo Horizonte, José Henrique Maia Ribeiro.
Destinado à integração e fortalecimento da atuação institucional da Defensoria Pública em prol da irrestrita garantia dos direitos fundamentais das crianças e adolescentes, o Fórum representa a continuidade do programa de intercâmbio da atuação protetiva e de defesa técnica especializada na área da infância e juventude; além de uma oportunidade de capacitação e reciclagem de conhecimentos.
O encontro foi aberto com uma apresentação artística dos adolescentes acautelados no Centro Socioeducativo Santa Clara que participam do programa “Polícia na Medida”, desenvolvido pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e outros órgãos.
Após a apresentação dos adolescentes, que emocionou todos os presentes, a Defensora Pública Geral, Andréa Tonet; o Coordenador Local da Defensoria da Infância a da Juventude Infracional de Belo Horizonte, José Henrique Maia Ribeiro; o Coordenador Local da Defensoria da Infância e Juventude e Secretário do Fórum Nacional de Coordenadores, Wellerson Eduardo da Silva Correa e a Defensora Pública Roberta Mesquita, parabenizaram a PMMG, elogiaram a atuação dos meninos e expressaram a crença que a instituição mantém na recuperação deles. “Pelo envolvimento de vocês com o projeto, percebe-se a intenção de recuperação de cada um. Sigam o caminho do bem, da música e da alegria”, recomendou a Defensora Geral. “É impossível ficar parado com essa batida que bate no coração”, declarou ainda, a DPG.
Antes de iniciar os trabalhos do Fórum, a Defensora Pública Geral, Andréa Tonet, recebeu do Presidente da Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais (Adep-MG), Felipe Soledade, o potifólio "Defensor Público a serviço do povo", uma bela publicação que apresenta um pouco do trabalho diário dos Defensores Públicos de Minas, a atuação da Instituição, seus números e, principalmente, a realização concreta de justiça para centenas de milhares de crianças, homens, mulheres e idosos em todo o estado.
Durante a abertura, a Defensora Geral agradeceu a todos que promoveram o encontro e declarou estar honrada em receber os colegas de outros estados. “Minas orgulha-se destas parcerias e quer promover outros encontros para debates. Em minha opinião, são nessas atuações: infância, idoso, consumidor, execução penal, que a Defensoria Pública efetivamente se destaca e deixa claro que nós não somos advogados, nós somos Defensores Públicos, somos o estado-defesa e Minas está aberta para o incremento do debate destas questões. Indubitavelmente daqui hoje sairão novas idéias, novos compromissos, novas propostas”, afirmou a DPG.
A programação do encontro foi finalizada com a elaboração das recomendações e a leitura da ata da reunião do Fórum e seus encaminhamentos.
Fonte: Ascom / DPMG
Nenhum comentário:
Postar um comentário