segunda-feira, 8 de novembro de 2010

II Encontro Nacional de Assessores de Comunicação Social antecede IX Congresso Nacional dos Defensores Públicos

Evento com início no dia 15 de novembro em Campo Grande terá palestra do jornalista Manuel Carlos Chaparro

Assessores de Comunicação Social de Associações de Defensores Públicos e Defensorias Públicas de todo o país vão se reunir em Campo Grande/MS, nos dias 15 e 16 de novembro para o II Encontro Nacional de Assessores de Comunicação Social.

Promovido pela Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP) e Associação dos Defensores Públicos de Mato Grosso do Sul, o evento dá continuidade ao processo de implantação de uma política nacional de comunicação para a Defensoria Pública, além de propor a organização e funcionamento de estruturas de comunicação em todas as defensorias estaduais e associações – com diretrizes, princípios, conceitos e normas técnicas necessárias à integração.

Com uma programação voltada para a atualização e aprimoramento do trabalho desenvolvido pelos assessores de comunicação, o Encontro vai ser encerrado, no dia 16 de novembro, com a palestra do jornalista Manuel Carlos Chaparro, que vai falar sobre “Ética e credibilidade nas assessorias – O papel do jornalista na assessoria de comunicação social”.

De acordo com Chaparro, “um dos pontos mais importantes a ser tratado durante a palestra é o tratamento jornalístico das notícias desde suas origens, pois em um mundo onde a comunicação é instantânea, os conteúdos praticamente não passam mais pelas redações”, destaca o professor, ressaltando a importância de um bom trabalho realizado pelos assessores de comunicação. Ele defende que os profissionais de comunicação que trabalham em assessorias atuem sempre jornalisticamente, de forma a garantir a qualidade dos conteúdos divulgados. “Quando o jornalista trabalha junto com a fonte, ele tem que ser um educador. Não pode apenas pensar apenas em difundir a imagem da instituição ou da fonte. A ética é fundamental”, explica.

O jornalista também registrou a importância de se discutir o trabalho das assessorias de comunicação dentro de um Congresso de Defensores Públicos. “As informações provenientes da Defensoria Pública são de interesse da sociedade. É fundamental haver um enriquecimento intelectual de seus assessores diretamente proporcional ao conteúdo que precisam divulgar”, enfatizou.

Manuel Carlos Chaparro é doutor em Ciências da Comunicação e professor associado (aposentado) da Universidade de São Paulo. É também jornalista, desde 1957. Com trabalhos de reportagem, ganhou quatro vezes o Prêmio Esso de Jornalismo. Tem quatro livros publicados, sobre jornalismo. Entre 1969 e 1989, dedicou-se à comunicação empresarial e institucional, que ajudou a desenvolver no Brasil, como mercado de trabalho e especialização jornalística. Entre 1989 e 1991 foi presidente da INTERCOM, da qual é hoje membro do Conselho Curador. É o editor do blog “O Xis da Questão”, sobre Jornalismo, Mídia e Atualidade.

O II Encontro Nacional de Assessores de Comunicação Social antecede o IX Congresso Nacional dos Defensores Públicos, que acontece em Campo Grande, no período de 16 a 19 de novembro.

Fonte: ANADEP

Nenhum comentário:

Postar um comentário