A palestra, “Gestão pública em rede” ministrada pela secretária de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais, professora Maria Coeli Simões Pires, abriu o segundo dia das comemorações da Semana do Defensor Público.
Iniciando os trabalhos do dia, a Defensora Geral Andréa Tonet agradeceu a professora Maria Coeli “não só pela participação neste evento, mas por tudo que a Secretária tem feito pela Defensoria Pública.
A secretária Maria Coeli iniciou sua fala com uma citação poética. “Eu diria que os sinos dobram e não dobram por acaso. Se silenciássemos os ouvidos, certamente iríamos perceber os sinos tocando um tempo novo.” Maria Coeli afirmou que acompanha a instituição por muitos anos, e percebe com muita clareza os caminhos de autonomia da instituição. “Ela vem crescendo, dando a cada tempo, um passo novo, um passo extremamente responsável e sabe que está fazendo um novo patamar para a defesa da cidadania e dos hipossuficientes”.
Sentido horário: Subdefensora Pública-Geral, Ana Cláudia da Silva Alexandre; professora Maria Coeli Simões Pires; Defensora Geral Andréa Tonet; Presidente da Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais, Felipe Augusto Cardoso Soledade; Corregedor-Geral da Defensoria Pública, Eduardo Vieira Carneiro
Maria Coeli disse reconhecer a luta dos defensores, participando de ações civis públicas, que, às vezes, trazem dificuldades até para o governo. “Vejo a participação em diversos núcleos, não em quantidade, mas qualidade, e isso nos deixa, como integrantes do corpo funcional do estado, orgulhosos dos colegas da função pública, na sua expressão mais lata”.
Antes de iniciar o tema de sua explanação, a secretária fez questão de mencionar uma das ordenações filipinas, a passagem em que “o pobre oferece um Pai Nosso ao rei, exatamente para merecer os direitos. Hoje, não precisamos fazer o nome do pai porque existe uma consciência muito clara da parte da Defensoria, da parte daqueles que a integram, do quanto o trabalho deles é importante para fazer a efetividade de direitos e não de benesses”, refletiu Maria Coeli.
Durante a palestra, a professora explorou o tema “Administração em rede”. Maria Coeli ressaltou a novidade do assunto, sobre o qual ela vem colhendo elementos e realizando anotações na perspectiva de dar suporte a uma determinação política do governo de adotar o chamado Estado em rede.
A secretária iniciou sua explanação explicando um conceito básico de gestão em rede, que se trata de uma nova arquitetura de administração com a difusão do poder decisório da esfera pública em uma rede articulada de governança. Em seguida, partiu para o questionamento de um possível paradoxo entre o Estado em rede e o Estado administrativo, passou pela modelagem do Estado em rede e depois, focou no marco legal de Minas Gerais.
Defensora Pública-Geral Andréa Tonet entrega placa de homenagem à professora Maria Coeli
“Quem paga mal, paga duas ou até mais vezes"
Após a brilhante palestra da Secretária de Relações Institucionais e de Casa Civil, o Defensor Público Frederico Saraiva fez o lançamento da cartilha educativa "Quem paga mal, paga duas ou até mais vezes", editada pelo Núcleo de Atuação Extrajudicial da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, com o apoio da Adep-MG. A publicação foi criada para orientar os assistidos sobre os cuidados que se deve ter ao efetuar um pagamento. Traz informações sobre como comprovar a quitação do débito, a necessidade de guardar os recibos, pagamentos com cartão de crédito e no boleto, e ainda orienta sobre a quem, onde, quando e a forma que se deve efetuar o pagamento.
Felipe Augusto Cardoso Soledade; Ana Cláudia da Silva Alexandre; Andréa Tonet; Frederico Saraiva; Maria Colei e Eduardo Vieira exibem a cartilha à plateia
Fonte: Ascom / DPMG (18/05/2011)
Nenhum comentário:
Postar um comentário