segunda-feira, 2 de maio de 2011

Grupo de Estudos em Direitos Humanos inicia trabalhos com grande adesão






O auditório da ADEP-MG ficou lotado nesta última sexta-feira (29/04) para a primeira reunião do Grupo de Estudos em Direitos Humanos, realizada pela Defensoria Pública de Direitos Humanos. Acadêmicos, Defensores Públicos, membros da organização da sociedade civil e de instituições, tiveram a oportunidade de discutir diversos temas dos Direitos Humanos.

Convidada a fazer a palestra de abertura, a professora da Newton Paiva, Tatiana Ribeiro, apresentou aos participantes uma visão geral do Sistema Interamericano de Direitos Humanos e discutiu atuais polêmicas, como a implementação interna das sentenças da Corte Interamericana.

De acordo com o Defensor Público Gustavo Corgosinho Alves de Meira, Coordenador da Defensoria Especializada de Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais, a primeira reunião teve grande êxito. “O encontro nos trouxe muita satisfação porque contou com a participação de diversos operadores dos Direitos Humanos, como da sociedade civil, do Estado e do Município”, disse o Defensor.

O Grupo de Estudos em Direitos Humanos tem como objetivo a definição - ainda que provisória-, do conceito de Direitos Humanos; capacitar e possibilitar um maior intercâmbio entre teoria e prática. Além disso, o grupo pretende problematizar a competência da Defensoria Pública de Direitos Humanos e abrir um espaço de discussão para a formação de redes que trabalhem com este tema.

O próximo encontro acontecerá na quinta-feira (05/05) no Salão Nobre da Defensoria Pública. Com o grande número de participantes, as inscrições foram encerradas.

Público alvo do Grupo de Estudos em Direitos Humanos são entidades e parceiros, equipe da Defensoria Especializada e demais interessados. Serão conferidos certificados àqueles que tiverem frequência mínima de 75% das reuniões.

Ascom / ADEP-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário