segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Defensoria Pública de Minas participa de o I CINE DEBATE no Rio de Janeiro

Com objetivo de fomentar por meio da arte a discussão acerca de questões que afligem a nossa sociedade, o Defensores Públicos em Movimento (DPMOV) do Rio de Janeiro, realizou seu primeiro Cine Debate. A Defensora Pública de Varginha, Samantha Vilarinho Mello Alves, esteve lá e pretende trazer a experiência para comarca.

No evento inaugural foi apresentado o documentário “Encontro com Milton Santos, ou: o mundo globalizado visto do lado de cá”, do cineasta Silvio Tendler. Premiado como melhor filme pelo Júri Popular do Festival de Brasília de 2006, o documentário discute os problemas da globalização sob a perspectiva das periferias. O filme é conduzido por uma entrevista com o geógrafo e intelectual baiano Milton Santos (1926 – 2001), gravado quatro meses antes da sua morte.

Após a apresentação do filme, Silvio Tendler, Miguel Baldez e Jorge Santos debateram sobre as questões apresentadas, a fim de demonstrar que, conforme sustentado por Milton Santos, “outra realidade é possível”. Com a uma rica abordagem dos debatedores, os defensores públicos presentes tiveram a oportunidade de refletir, junto com estudantes, estagiários, membros do sistema de justiça e da sociedade civil, sobre algumas questões que afligem a sociedade globalizada e que repercutem também sobre o meio jurídico.

A ideia para a organização do evento partiu da experiência já realizada pela Defensoria Pública de São Paulo, que organizou até agora 12 edições do Cine Debates.

Ascom / ADEP-MG




Defensor Públicos de São Paulo, Gustavo Reis, Defensora Pública do Rio de Janeiro, Maria Leonor Carreira e a Defensora Pública de Minas Gerais, Samantha Vilarinho.




Na frente, da esquerda para direita, Defensor Público do Ri
o de Janeiro, José Augusto Garcia, cineasta Silvio Tendler e Jorge Santos. Atrás, o Defensor Público de São Paulo Gustavo Reis, Defensoras Públicas do Rio de Janeiro Roberta Fraenkel, Carolina Anastácio e Eliete Jardim, juntamente com a Defensora Pública de Minas Gerais, Samantha Vilarinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário