terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Após saída temporária, 78 presos permanecem nas ruas

Não retornar aos presídios após a saída temporária para os feriados foi a opção de 78 detentos que tiveram direito ao benefício no fim do ano passado em Minas Gerais - cerca de 2% do total de 3.826 presos que puderam passar o Natal e o réveillon com a família.

Apesar do alerta, o índice é considerado positivo pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) se comparado ao do mesmo período em 2009, quando 178 dos 5.155 presos beneficiados não se reapresentaram às suas unidades prisionais - aproximadamente 3,45%.

Segundo o secretário adjunto de Defesa Social, Genilson Zeferino, o número de presos foragidos no Estado vem diminuindo devido ao acompanhamento e à orientação. "Antes da concessão do benefício, realizamos ações de ressocializa-ção e avaliação psicológica. A partir daí, são apontados quais serão os presos beneficiados", declarou.

O Programa Individual de Ressocialização (PIR) é voltado para os detentos que já cumpriram o mínimo da pena em regime fechado, antes de serem transferidos para o sistema semiaberto - eles passam a ter direito a 35 saídas durante o ano.

Segundo a avaliação do pesquisador Robson Sávio Souza, do Centro de Estudos de Crime e Segurança Pública da Universidade Federal de Minas Gerais (Crisp/UFMG), a ameaça de regressão da pena também é outro facilitador para a redução das fugas. "Para quem já está no sistema semiaberto, não voltar para a penitenciária pode significar a volta para o regime fechado, tudo o que o preso não deseja", argumentou.

Tornozeleiras. Diferentemente do Estado de São Paulo, que reduziu o número de detentos foragidos por meio da utilização de tornozeleiras eletrônicas, em Minas Gerais o equipamento será utilizado apenas no monitoramento de presos em regime semiaberto. De acordo com Zeferino, as tornozeleiras eletrônicas devem ser implantadas no sistema prisional de Minas Gerais ainda neste ano, após a escolha da tecnologia aplicada.

Fonte: Jornal O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário