terça-feira, 14 de abril de 2009

República Dominicana foi sede de discussão sobre Direitos Humanos

A Defensora Pública da comarca de Barbacena, Delma Gomes Messias, participou, no período de 30 de março a 03 de abril deste ano, em Santo Domingo, capital da República Dominicana, de um curso de capacitação de Direitos Humanos.

O XXXVIII Período de Sessões Extraordinárias da Corte Interamericana contou com Defensores Públicos do Brasil, Uruguai, Chile, Paraguai, Guatemala, Costa Rica, El Salvador, Panamá, Honduras e da própria República Dominicana. A seleção dos participantes foi feita por análise curricular.

O ministro das Relações Exteriores da República Dominicana, Carlos Morales Troncoso fez a abertura do evento. Já o encerramento ficou por conta da coordenadora geral da Associação Interamericana dos Defensores Públicos (AIDEF), Blanca Stalling.

Delma Gomes considerou fundamental conviver com advogados da Corte Interamericana. Eles demonstraram que é possível o acesso à Corte para buscar a proteção daqueles que tiveram desrespeitados seus direitos humanos fundamentais e que esse acesso é possível por meio da Defensoria Pública. "Um dos exemplos de efetivação de Direitos Humanos alcançados pela Corte Interamericana no Brasil foi o caso Maria da Penha, que culminou na Lei de Violência Doméstica", finaliza a defensora pública mineira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário